20/04/2024

Internet grátis da sua operadora pelo WhatsApp? Cuidado com o golpe

Mensagem compartilhada pelo WhatsApp promete pacote de internet apenas com cadastro, mas já causou problemas a mais de 20 mil brasileiros.

Os golpes na internet têm sido cada vez mais frequentes, principalmente pela rápida propagação nas redes sociais e, ainda mais frequente, em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Desde esta segunda-feira (4), o novo golpe que vem sendo compartilhado na rede é uma promoção que oferece internet grátis em troca de dados.

A mensagem é de alguém que “recebeu um pacote de 4G de internet”, e sugere que as vítimas façam o mesmo procedimento para ganhar o bônus. No falso comunicado, as pessoas ainda podem escolher a operadora de preferência, seja ela Oi, TIM, Claro, Vivo ou Nextel. Ao clicar em qualquer um dos links, no entanto, é preciso realizar um cadastro com nome, número de celular e operadora, que podem ser utilizados por cibercriminosos.
No fim, o site ainda pede para que a pessoa compartilhe o “benefício” com 10 amigos. Depois, direciona o usuário para o cadastro do número de telefone em um serviço de SMS pago, que, no caso, efetuaria cobranças indevidas; ou então para baixar um aplicativo, que, nesse caso, deixaria o celular vulnerável para outros tipos de ataque.
Há alguns meses, houve um golpe semelhante, mas que prometia créditos no celular em troca de compartilhamentos. Há duas semanas, até mesmo o Orkut voltou à tona em um golpe no WhatsApp. E, neste caso, mais de 20 mil brasileiros já receberam a falsa novidade.
Quanto ao perigo de receber a mensagem, não é preciso se preocupar, pois o vírus só pode se instalar no celular se houver algum tipo de cadastro ou download a partir do link passado. De toda forma, é importante ter cuidado para sempre desconfiar de mensagens como essas e não compartilhar com os amigos. Acredite, pacote de internet ou créditos gratuitos não caem do céu desse jeito. E nem por mensagens!
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários