20/04/2024

6 dicas para controlar a internet do celular mesmo com aplicativos

Seus dados móveis acabam rápido e você acha que os apps são os grandes vilões? Veja algumas dicas para usá-los e economizar ao mesmo tempo.

As ligações no celular deixaram de ser uma preocupação de clientes de telecom, independentemente da operadora. Afinal, com pacotes pós-pago, controle e até mesmo pré-pago, em alguns casos, é possível fazer chamadas ilimitadas para qualquer operadora e de qualquer lugar do Brasil sem gastar mais por isso. No entanto, quando o assunto são os gastos com os dados móveis, aí a economia passa a ser importante.

As operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo e TIM, através da campanha “navegar é preciso”, costumam elencar algumas dicas para os usuários aproveitarem melhor o pacote de internet móvel. Atrelado a isso, o Minha Operadora selecionou 6 dicas para que você possa controlar a internet do celular, mesmo utilizando aplicativos diariamente. Veja abaixo:
1- Atente-se antes de baixar aplicativos
Antes de baixar um aplicativo, é preciso avaliar quanto ele consome de dados não somente na hora do download, mas também no acesso após instalado, uma vez que uns são mais “comilões” que outros. Essas informações aparecem em todo aplicativo em “detalhes da permissão”, na própria Play Store ou Apple Store. Aliás, em breve, a Play Store vai lançar uma atualização pensando justamente na economia de dados e visualização dessas informações.
2- Desabilite os dados de segundo plano
Mesmo depois de instalar o aplicativo, o pacote de dados do celular pode estar sendo usado frequentemente, principalmente quando há atualização ou por meio dos “dados de segundo plano”, que são coletados mesmo quando o aparelho não está em uso. Por exemplo, você não está usando o Facebook, mas ele está funcionando a todo o momento para enviar uma notificação assim que chegar ao app. Se você quiser evitar esse consumo “em segundo plano”, basta desativá-lo, e assim você passa a economizar e gastar os dados realmente apenas ao abri-lo. 
Para isso, se tiver um aparelho Android, vá em “Configurações”, “Apps”, escolha o aplicativo e clique em “uso de dados” e “desativar dados em segundo plano”; e se tiver um iPhone, vá até “Ajustes”, “Geral” e “Atualização em 2º Plano”, selecionando cada aplicativo que gostaria de ativar ou desativar a função.
3- Programe o aparelho para receber atualizações no Wi-Fi
Outra forma prática para evitar o consumo de dados desnecessários no smartphone é configurá-lo para baixar atualizações somente quando houver conexão via Wi-Fi. Muitos celulares, inclusive, já vêm configurados dessa maneira, mas se você perceber que os dados estão acabando mais rápido do que o normal, vale navegar pelas configurações e atualizá-las novamente.
4- Saiba como controlar o consumo dos aplicativos
Uma vez que os aplicativos instalados acessam a internet mesmo quando você não os está utilizando, seja para manter as informações ou configurações atualizadas, é importante verificar o consumo de dados que esse aplicativo utiliza do pacote de dados. De repente a sua internet está acabando mais rápido do que acontecia antes, e o motivo “misterioso” é aquele app que baixou. Ao acessar as configurações do aparelho e ir em “dados”, é possível verificar o consumo dos aplicativos mesmo por período, e determinar quais deles podem utilizar a rede móvel.
5- Fuja dos aplicativos com publicidade (ou pelo menos conheça o consumo deles)
Vale lembrar que alguns aplicativos ainda trazem consigo os anúncios, que, para serem carregados, também exigem acesso à internet. E acesso quer dizer o quê? Consumo de dados, que será retirado da sua franquia! Então, é bom ficar atento aos aplicativos com publicidade e se compensa mantê-los em seu smartphone.
6- Tente economizar com apps de mapas, rotas e GPS
Ao mesmo tempo em que os aplicativos que utilizam recursos de localização são extremamente úteis no dia a dia, eles também podem ser grandes inimigos do pacote de dados, que acaba em minutos se houver pouca franquia mensal, por exemplo. Uma dica é desabilitar os dados de segundo plano ou até mesmo salvar os mapas no celular para que a consulta possa ser feita sem precisar consumir a internet móvel, de maneira offline.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários