segunda-feira, 21 de agosto de 2017

TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel: nenhuma é indicada pelo Reclame Aqui

O que você achou? 
Operadoras resolvem menos que a metade das queixas no site, que, somente das cinco empresas, recebeu 121 mil reclamações no 1º semestre de 2017.

As principais operadoras de celular do Brasil - sem exceção - não são empresas recomendadas no site Reclame Aqui, o principal de avaliações do país. Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo receberam, no primeiro semestre de 2017, 121 mil reclamações somente por meio da plataforma. E enquanto o cenário ideal seria que cada uma delas entrasse em uma “disputa” para ver quem oferece mais soluções e satisfações aos seus clientes, não é bem isso que acontece...

Do total de reclamações, a Vivo recebeu 45.598 mensagens, a TIM 28.999, a Claro 18.787, a Oi 18.443 e a Nextel 9.440. Mas, como o número de clientes de cada operadora varia, seria preciso fazer uma outra comparação para avaliar quem é a melhor ou a pior, segundo os usuários do Reclame Aqui.

Assim sendo, a revista Época fez um levantamento proporcional às reclamações sobre a quantidade de clientes. E quem mais gera insatisfação, aparentemente, é a Nextel, seguida da Vivo e da TIM. A cada mil clientes, a taxa de reclamação de cada operadora fica desta forma:
  1. Nextel: 3,67
  2. Vivo: 0,61
  3. TIM: 0,47
  4. Oi: 0,44
  5. Claro: 0,31
Por que não são recomendadas no Reclame Aqui?

Recentemente, a assessoria de imprensa do Reclame Aqui afirmou ao Minha Operadora que as empresas do setor de telecomunicações raramente respondem sobre os problemas de consumidores, apesar de serem líderes de queixas.

Se você já navegou pelo site, provavelmente reparou nos índices que avaliam se, no geral, os usuários “voltariam a fazer negócio” com cada empresa, quantas reclamações foram atendidas, qual é o índice de solução e as notas gerais. Se a nota final da empresa, ou seja, a média de todos esses índices, estiver abaixo de 5,0, ela terá o selo de "não recomendada". Infelizmente, parece ser uma estampa unânime entre todas as operadoras de celular.

De acordo com levantamento de Época e Reclame Aqui, a operadora que mais atinge a satisfação após as reclamações é a Oi. Apesar disso, os problemas resolvidos não chegam nem a 50% do total de queixas no site. Veja em termos percentuais:
  1. Oi: 47,9%
  2. TIM: 36,2%
  3. Claro: 33,9%
  4. Vivo: 33,8%
  5. Nextel: 29,2%
Entre os problemas resolvidos – com taxas que variam entre 47% a 29% – ou não, apenas 31,5% afirmam que fariam negócio novamente com a Oi; 26,7% com a TIM; 22,9% com a Vivo; 20,4% com a Claro e, fechando em último lugar em todos os levantamentos, 17,9% com a Nextel.

LEIA TAMBÉM:


4 comentários:

  1. Resumindo: Não tem operadora que preste no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Ligue para o atendimento destas operadoras, tem que ter uma paciência de elefante, dá vontade de chorar, a conclução que se chega é que estas operadoras não querem atender, na realidade dificultam este atedimento.

    ResponderExcluir
  3. Reclame aqui não funciona contra as operadoras. O negócio é partir para a Anatel, que funciona.

    ResponderExcluir