quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ligações ilimitadas no celular são o motivo da queda de fixos?

O que você achou? 
Por outro lado, será que o que ainda prende os clientes são os combos de fixo + banda larga ou TV? E você, mantém ou abre mão do serviço?


Em abril de 2017, a Claro desencadeou um benefício que, até então, era novidade entre os clientes das maiores operadoras do Brasil: deixou de cobrar por ligações em todos os planos pós-pagos, independentemente da operadora a receber a chamada. Não demorou muito para a Oi fazer o mesmo, assim como a TIM, com o lançamento do TIM Black, e, um pouco atrasada, a Nextel, com minutos ilimitados em todos os planos. Ficou de fora somente a Vivo, que lançou o benefício para poucos estados.

E então, as operadoras parecem querer ir além quando o assunto é voz. No começo de agosto, a TIM anunciou ser a primeira a retirar qualquer tipo de limitação em chamadas nacionais para os clientes de um de seus planos controle. Poucas semanas depois, a Claro também.

E onde entra o fixo?

Em paralelo a essas novidades, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que o Brasil registrou 100 mil linhas fixas a menos em junho, quando aconteceu o último levantamento. Mas, afinal, são as ligações ilimitadas no celular que causam essa queda cada vez mais frequente?

É bem verdade que os usuários de telecom esperam ansiosamente mesmo pela oferta de internet ilimitada, que, até então, não foi anunciada por nenhuma operadora brasileira. Até nos Estados Unidos, onde já há esse tipo de oferta, o ilimitado parece ter limitações, conforme divulgamos nesta terça-feira (22).

Mas será que o benefício de ligações para qualquer operadora, sem se preocupar com os minutos, não vale a pena para os consumidores? Se pensarmos bem, com esse recurso, fica cada vez mais difícil encontrar uma utilidade para os telefones fixos, que podem ser descartados facilmente, uma vez que o principal uso, de ligações, acaba sendo substituído: por um serviço móvel e com internet agregada.

Ainda quando estão presentes em nossas casas, os fixos parecem ficar encostados e sem utilidade. Pior é quando chegam a atrapalhar a rotina dos brasileiros, que recebem inúmeras chamadas spam todas as semanas. Neste cenário, como esperar que o fixo possa dar a volta por cima? Aparentemente, esse tipo de serviço passa a ser necessário apenas para empresas, que ainda priorizam um telefone fixo para os funcionários.

Combo: contratamos pela vantagem ou pela obrigação?

Moradores, mesmo, costumam manter a linha por um simples motivo: combo! Ou seja, você pode até contratar o serviço de banda larga para a sua casa, mas, para justificar aquele valor mínimo presente na fatura, você contrata, junto, o serviço de telefone fixo. Afinal, o pacote fechado, segundo as operadoras durante as vendas, “compensa mais”.

Acontece que muitos fecham o tal do combo mais pelo "empurrão" do que pela opção e liberdade de escolha do que, de fato, seria melhor. Há usuários, inclusive, que alegam ter fechado o contrato de internet, TV por assinatura e telefone fixo, mas até hoje não têm um aparelho de ligações instalado em casa.

O que parece? Que os combos se tratam de supostas promoções que, em um mundo totalmente conectado, deixaram de trazer verdadeiras vantagens para os consumidores.



12 comentários:

  1. Eu e mais 3 pessoas da ninha família só temos fixo por causa do combo, o meu tá fora da tomada quando tocava era vendas e olha que eu moro em São Paulo Onde o Procon diz que é ilegal oferecer serviço de vendas por telefone, é só cadastrar o número no site do Procon, o meu é cadastrado mas recebo chamadas mesmo assim

    ResponderExcluir
  2. Não é só o fixo que tá morrendo, e sim a voz. Ninguém mais usa telefone pra falar, seja ele fixo ou celular. Mas nosso lindo Brasil do atraso ainda obrigada as operadoras a manterem milhares de orelhões instalados e funcionando pelo país a fora. Deus do céu.

    ResponderExcluir
  3. Acho tão leviano afirmar que "ninguém mais usa telefone para falar". Eu falo mais de 3 mil minutos por mês com família e amigos que moram longe. Não é todo mundo que gosta de ficar escravo da digitação no WhatsApp, aliás, acho um saco digitar e ficar olhando o tempo todo para uma tela como se fosse um zumbi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc amigo Nizio...eu odeio esse negocio de whatsapp...na rua so se ve um monte de zumbi olhando pro celular...kkkkkk

      Excluir
    2. Concordo com vc amigo Nizio...eu odeio esse negocio de whatsapp...na rua so se ve um monte de zumbi olhando pro celular...kkkkkk

      Excluir
    3. O serviço de voz por fixo já morreu e está sobrevivendo por máquinas na UTI, eu só tenho fixo porque a operadora só vende banda larga com fixo junto e sem fixo sai com um preço pra lá de absurdo, então levo a porcaria do fixo dando dinheiro de graça por uma coisa que não uso, o serviço de voz pelo celular deu um caída grande também, tanto é que as operadoras oferecem ligação ilimitada porque ninguém quer mais, o filé mesmo são os planos com bastante dados pra usar os aplicativos, você liga e a pessoa não atende ou não pode atender, você simplesmente deixa uma mensagem de voz gravada pelo aplicativo e a pessoa ouve a hora que quer ou a hora que pode ouvir, bem mais prático. Pra quê essa coisa imprestável chamada telefone fixo? Vai fazer muito sucesso agora no museu.

      Excluir
  4. Moro no Paraná e tenho Vivo pós, e aqui a Vivo da MÍSEROS 150 minutos locais para outras operadoras. Liguei no cancelamento e ameacei ir para concorrência, não fiquei 5 minutos na chamada e consegui tão fácil.

    Não sou bobo, tenho a gravação da chamada e o print da minha tela com o protocolo, caso venha uma conta absurda, vou no PROCON e ainda ganho um dinheirinho rsrz

    ResponderExcluir
  5. Acho que deveriam acabar com esse tal de fixo...ninguem usa mais isso...com os planos das operadoras de celular atualmente nem o pq usar fixo...eu uso o meu celular pra ligar em qualquer operadora e estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou muito satisfeito com o benefício das chamadas ilimitadas pra qualquer operadora na Claro. Muito melhor falar com os parentes e amigos usando chamada de voz, sem contar que há lugares só com cobertura 2G...

    ResponderExcluir
  8. Sou cliente Oi combo. Estou satisfeito, uso o celular, fixo e banda larga, e não tem deixado nada a desejar, além do preço ser acessível que pago, pelo volume de páginas da minha conta.... Por enquanto estou sendo bem servido.

    ResponderExcluir
  9. O fixo nao vai acabar, as empresas precisam de telefone fixo. Na casa da minha mae tem telefone fixo, falamos quase 500 min por mes so pra fixo, e é mais barato ligar de longe para fixo.

    ResponderExcluir