29/03/2024

HooliTV, que promete liberar todos os canais pagos, é ilegal

Afirmação é do Reclame Aqui, que recebeu inúmeras buscas de consumidores procurando reclamações do aparelho nas últimas semanas.



O Reclame Aqui divulgou, na última semana, um aparelho que tem sido motivo para o recebimento de inúmeras buscas de consumidores. Trata-se do “HooliTV“, um aparelho que, através de streaming via internet e, portanto, sem a necessidade de uma antena, promete abrir todos os canais pagos da TV a cabo.


Antes de explicar sobre o serviço, o site de reclamações afirma que as operadoras de TV por assinatura praticamente lideram as reclamações da página, seja pelo atendimento ou qualidade no serviço.


De toda forma, o diretor de operações da empresa, Diego Campos, afirma que o HooliTV é ilegal, assim como outros serviços que prometem conteúdos que, na realidade, são protegidos por direitos autorais e disponibilizados mediante o pagamento de assinatura e licença para acesso.




Ainda assim, a “empresa” do HooliTV afirma que o uso do aparelho é legal, uma vez que o cliente não salva o conteúdo, apenas transmite. O contraditório é o que dizia um dos comunicados do serviço no site há algum tempo atrás, já que, ao mesmo tempo em que afirmou estar dentro da lei, conformou-se que pode ser banido: “É claro que as empresas de TV a cabo não estão felizes com a situação, por isso, continuam tentando interromper a venda do HooliTV ao público. Ele talvez seja banido em breve, mas, assim que você garantir o seu, poderá assistir ao que quiser gratuitamente e para sempre – de forma completamente legal”.

Campos afirma que o cliente que comprar o dispositivo – que pode deixar de funcionar em breve -, estará cometendo um crime por consumir um conteúdo pirata, uma vez que o HooliTV, aparentemente, se conecta com serviços de streaming on-line que transmitem os canais por assinatura, além de séries e filmes, de forma ilegal.
O que é o HooliTV?
O HooliTV é um aparelho para a televisão que promete a abertura de todos os canais, incluindo aqueles com filmes recentes e jogos, com o pagamento inicial e único da compra do aparelho, que custa cerca de R$ 360. Ou seja, elimina os contratos com operadoras e os custos mensais de serviços de TV paga.
O site do HooliTV anuncia uma oferta em contagem regressiva: atualmente, de 20 minutos. Mas se o usuário atualiza a página, os 20 minutos recomeçam. Ou seja, uma propaganda enganosa, que faz com que as outras informações, como “estoque baixo”, ou mesmo a qualidade do serviço, também pareçam duvidosas.
O Minha Operadora reforça aos leitores e consumidores de telecomunicações: tome cuidado, pois o barato pode sair muito caro!

[ATUALIZADO 28/08 19H28]


Após a publicação desta matéria, o HooliTV, através do representante Ricardo Diogo, entrou em contato com o Minha Operadora pedindo que retirássemos o artigo do ar, pois “isto trouxe bastantes problemas à operação e gostariam de voltar a poder vender a HooliTV como fazem atualmente na Europa”.

De fato, não há motivos para retirarmos a matéria, uma vez que é de interesse do nosso público entender o que dizem as associações sobre produtos como esse. Mas, claro, também precisamos ouvir o que a empresa tem a dizer.

Segundo Ricardo, que vende o aparelho do HooliTV, ele trata-se de um Android TV Box que vem sem nenhum programa ilegal instalado, e que a equipe teve o cuidado de verificar o que seria ou não permitido antes de comercializar o produto. O que ele explica, no entanto, é que a venda do aparelho, em si, não é ilegal. Mas se o cliente quiser fazer uso da sua TV Box para assistir aos canais de TV paga gratuitamente (o que, aliás, era uma promessa disponível no site quando foi ao ar e poderia indicar que os consumidores usassem o aparelho justamente para essa finalidade), “a responsabilidade é do cliente”.

Ou seja, se for considerado ilegal, o problema é de quem compra e utiliza os serviços, e não do HooliTV, o aparelho.

Quanto à questão de dizer que poderiam ser banidos em breve em comparação à questão da legalidade, eles dizem que a afirmação, já retirada do site, não se tratou de algo contraditório, e sim uma estratégia de marketing.

LEIA TAMBÉM:

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários