23/04/2024

Conexões mais rápidas na banda larga fixa dobram em 12 meses

Velocidades acima de 12 Mega tiveram um bom índice de crescimento, dobrando o número de acessos nos últimos 12 meses.

A banda larga fixa continua a crescer. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), houve um aumento de quase 6% na adição de novos contratos do serviço nos últimos 12 meses.


A tendência por conexões mais rápidas também se concretizou – as faixas com velocidades entre 12 e 34 Mbps e com conexão superior a 34 Mbps foram as únicas que tiveram um crescimento em adições no período.

As conexões com velocidade na faixa entre 12 e 34 Mbps cresceram 2,35% em 12 meses, com um total de 7.529 milhões de acessos. O número de acessos de conexões acima de 34 Mbps também subiu, chegando a 3.551 milhões de acessos, um crescimento de 3,72% em 12 meses.


Considerando o quadro geral das adições do serviço, a base das conexões mais rápidas já ocupa atualmente uma fatia de 12,73% do total de acessos.

O avanço nas redes de fibra estão demonstrando resultados. A banda larga fixa com fibra foi a que mais cresceu em julho desse ano, acumulando 100,9 mil novas adições líquidas, seguida pela tecnologia Cable Modem, com 40,1 mil adições. A tecnologia xDSL, transmissão de dados via rede de cobre, e atualmente a mais numerosa tecnologia em uso na banda larga fixa, também teve um aumento de 1,1 mil novas adições.




Como mostra o gráfico acima, a participação da fibra no mercado aumentou e já representa 8,67%, enquanto as redes com Cable Modem e xDSL sofreram redução entre junho e julho deste ano.


LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários