20/04/2024

Saiba como bloquear o celular em caso de roubo

Em 2017, apreensão de celulares roubados cresceu 55% somente em São Paulo; veja mais dados e o que fazer se roubarem o seu celular





O número de celulares no Brasil aumenta cada dia mais, assim como o roubo e apreensão desses aparelhos. Somente em São Paulo, de janeiro a maio de 2017, foram recuperados 4 mil e 100 aparelhos roubados, um crescimento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, 30,8% dos roubos na região nesses cinco meses foram de celulares, ante 27,5% em 2016. Notícia boa, ao mesmo tempo em que é ruim – já que o número cresce conforme os roubos também crescem –, as delegacias têm conseguido recuperar cada vez mais celulares roubados, e um dos motivos é o registro do IMEI (número universal de identificação do celular) em boletins de ocorrência, que acontece desde 2015.

Além disso, desde o início do ano passado, ao abordar suspeitos ou prender bandidos em flagrante, os policiais militares também passaram a verificar os telefones em uma lista onde há os celulares roubados – lista que mostra ao cidadão a importância de registrar um BO, mesmo eletrônico, ao ter o aparelho roubado. Através desse banco de dados, é possível que qualquer pessoa cheque se o IMEI do seu celular faz parte da lista.

Como bloquear o celular?

Antigamente, para bloquear seu celular em caso de roubo, você precisava informar o código IMEI para a sua operadora. Mas, desde março do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou que os brasileiros pudessem pedir o bloqueio ao informar apenas o número da linha do celular, tanto para a operadora, quanto para a delegacia.

O motivo dessa mudança foi a percepção da Agência de Telecom de que os bloqueios eram muito complicados para o usuário, que precisava descobrir os 15 algarismos do tal IMEI para bloquear o celular que fora roubado, o que dificultava e prolongava o processo. Caso queira consultá-lo, o IMEI está presente na caixa do celular e na nota fiscal, mas também pode ser achado no próprio celular, ao digitar *#06#.

Roubaram seu celular? Você pode entrar em contato com a sua operadora imediatamente que, dentro de poucas horas, o bloqueio do aparelho será realizado. E caso consiga recuperar o celular, você também poderá liberá-lo novamente ao ligar para a operadora e confirmar seus dados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários