18/04/2024

Brasil é o segundo país com maior número de chamadas spam

Levantamento indica que brasileiro recebe uma média de 20,7 ligações indevidas por mês, 33% delas vindas de operadoras.


Todos os meses, a mesma história: você recebe inúmeras chamadas de números desconhecidos e, quando atende, o outro lado da linha é comandado, na verdade, por uma gravação, um robô. Isso é o que chamamos de spam telefônico, que, segundo a mais recente pesquisa da desenvolvedora de um aplicativo bloqueador de chamadas, Truecaller, tem o Brasil como o segundo país mais afetado.

Além desse tipo de chamada estar crescendo no mundo inteiro, com 5,5 bilhões de registros entre janeiro e maio de 2017, o levantamento destaca que tanto o Brasil quanto os Estados Unidos têm uma média de 20,7 chamadas telefônicas de spam por mês. No ranking dos 5 países com maior incidência desse tipo de problema, ficam atrás somente da Índia, que tem uma média de 22,6 chamadas – a maioria vinda de operadoras e serviços financeiros –, e são seguidos por Chile (17,4) e África do Sul (15).

Do total das chamadas de spam no Brasil, 33% delas vêm de operadoras. E você há de convir que, realmente, há muitas mensagens indesejadas vindo da sua operadora de celular, seja para cobrança do seu plano, checagem da caixa postal, pesquisa de satisfação e, principalmente, para a oferta de serviços e pacotes especiais.

Além das operadoras de telefonia, que representam a primeira maior motivação para esse tipo de chamada, os cobradores de dívidas também chegam como grandes vilões, representando 24% do total de ligações – inclusive equivocadas e vindas de fraudes. Ainda há 21% de “chamadas de incômodo”, com a oferta de serviços gerais, mas jamais solicitadas pelo usuário, assim como os falsos sequestros e trotes.

Por incrível que pareça, chamadas de telemarketing são menores. De acordo com a pesquisa, 12% das ligações de spam vêm desse tipo de profissional, que liga geralmente para conquistar novos clientes.

No mês passado, o Minha Operadora noticiou o caso de um americano que fez 96 milhões de ligações indevidas em três meses. Mas, pelo visto, em número de spam telefônico, o Brasil já consegue ultrapassar os Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários