29/03/2024

VoLTE: Assim como a TIM, Vivo lança chamadas por 4G

Tecnologia da Vivo começa a ser liberada em alguns celulares pós-pago de Rio Verde (GO) e operadora já inicia testes para roaming internacional.

Uma semana após a TIM anunciar o lançamento comercial da tecnologia VoLTE (Voice over LTE) em 10 capitais brasileiras, a operadora Vivo também lança o serviço nesta terça-feira (25), e passa a oferecer as chamadas de voz pela rede 4G. Por enquanto, a novidade está disponível somente para alguns clientes pós-pagos do município de Rio Verde (GO).

Além disso, a Vivo também anunciou que, em parceria com a Movistar Argentina, testará o VoLTE no roaming internacional em um ambiente controlado e, assim que os testes terminarem, a tecnologia será comercializada. Em escala internacional, o VoLTE já está presente em mais de 50 países, entre eles Estados Unidos, Espanha, Canadá, China, Portugal, Japão, Itália, Alemanha e França.

No VoLTE as chamadas do celular são tratadas como dados e, sem impactar o consumo do usuário, melhoram a experiência do consumidor ao envolver ligações em alta definição, com mais nitidez e menos tempo de resposta na conexão, conforme explicou a Vivo. O serviço já pode ser testado pelos próprios consumidores.
Apesar de não haver cobranças adicionais, apenas alguns aparelhos estão homologados para usar a tecnologia: Samsung Galaxy S8, Galaxy S8+, Motorola Moto Z e Moto Z Play. Portanto, os clientes de Rio Verde da operadora que têm algum desses aparelhos já podem atualizar o software do celular e acessar a tecnologia.
De acordo com o vice-presidente B2C da Telefônica Vivo, Marcio Fabbris, a maior velocidade de transmissão de dados tem sido foco constante das operadoras e redes móveis, mas as mudanças em voz não têm sido tão significativas assim. A ideia é que o VoLTE mude justamente este cenário. “Futuramente ele trará novas possibilidades de uso, como compartilhar vídeos e imagens durante a chamada sem utilizar aplicativos, fazer videoconferências, entre outras coisas”, disse.

Com 4G disponível em 1.500 cidades do Brasil, a Vivo confirma, ainda, que está preparando a rede para expansão gradual do VoLTE no restante do país.

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários