22/04/2024

Anatel adia bloqueio de aparelhos irregulares

Prazo
inicial do bloqueio de aparelhos sem certificação da Anatel mudou.

Sendo um assunto que gerou bastante controvérsia nos últimos meses, o bloqueio de smartphones – que inicialmente seria válido para todos os aparelhos em situação irregular no Brasil – sofreu algumas mudanças posteriormente, sendo decidido que apenas aparelhos piratas novos iriam sofrer esse bloqueio. No entanto, parece que a ideia original está de volta e mesmo os aparelhos em uso atualmente sofrerão esse bloqueio.

De uma maneira ou de outra, o prazo final era em setembro deste ano, no entanto, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) voltou atrás mais uma vez em sua decisão e o novo prazo será a partir do dia 28 de novembro de 2017. O prazo que havia dado anteriormente às operadoras e às fabricantes, portanto, foi estendido em 75 dias.

De acordo com a Anatel, as operadoras seguirão o protocolo anterior de informar os usuários que possam estar utilizando um aparelho irregular, começando a enviar mensagens comunicando sobre o bloqueio em 15 de setembro, que continuarão a ser enviadas até 28 de novembro, quando os aparelhos começarão a ser desconectados.

Para verificar se o IMEI do seu celular é válido, inicie uma ligação, teclando *#06# para conferir se o número que aparece é o mesmo da nota fiscal ou da caixa do aparelho. Em alguns casos, você terá que clicar em enviar para receber o código, mas a maioria dos aparelhos mostra o IMEI automaticamente depois de digitado.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários