14/03/2024

VoLTE, serviço de voz sobre redes 4G, cresce rapidamente no mundo

Expectativa é que até o fim do ano, meio bilhão de conexões devem estar utilizando o serviço de ligações pela rede 4G (VoLTE).
O serviço de voz sobre redes 4G, conhecido como VoLTE (Voice over LTE), está crescendo muito rápido no mundo. Atualmente existem 100 redes espalhadas em 55 países com essa tecnologia. A previsão é que até o fim de 2017, cerca de 540 milhões de conexões móveis sejam feitas usando o serviço.

Com base em pesquisa da Ericsson divulgada essa semana, em 2022 esse número deve chegar a 4,6 bilhões, mais de 90% do total de acesso de redes 4G no mundo. Os mercados que vem impulsionando o crescimento do VoLTE são os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Nesses países, as conexões VoLTE já representam pelo menos 60% do tráfego de voz dos smartphones 4G.

O uso da tecnologia é automático, basta o usuário ter um smartphone compatível. Hoje mais de mil modelos de smartphones podem usar conexões VoLTE.

As barreiras encontradas para disseminação da tecnologia são a necessidade de realizar a configuração do celular e a cobrança de valor adicional pelo uso da função pelas operadoras.

No fim de 2016, a TIM fez uma demonstração de chamada VoLTE de São Paulo para Fernando de Noronha, em um encontro de fim de ano da empresa. Um empecilho que está travando o avanço da tecnologia no país é a necessidade de adaptação dos sistemas de gravações de chamadas restritas por determinação judicial, como em casos de investigação policial.

Em comparação com uma ligação comum, a chamada com VoLTE é melhor e funciona de maneira instantânea, com alta qualidade de áudio.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários