28/03/2024

Relatório da OpenSignal mostra avanço das operadoras em conexões 4G

O grande destaque vai para TIM e Vivo, que já conseguem manter clientes conectados ao 4G por mais de 62% do tempo.
Um novo relatório feito pela OpenSignal – empresa que mede os sinais 3G e 4G –, revelou uma boa notícia aos brasileiros: a qualidade do 4G está melhor! O estudo, que foi feito em maio deste ano, com base em quase 940 milhões de usuários e 40 mil smartphones, mostrou que a TIM e a Vivo, por exemplo, já são capazes de manter os usuários conectados ao 4G por mais de 62% do tempo.

Os resultados da duração de conexão em cada operadora, em ordem da melhor para a pior, foram os seguintes:

  1. TIM: 65,1%
  2. Vivo: 62,2%
  3. Claro: 49,4%
  4. Oi: 48,6%

As porcentagens acima mostram que, embora a TIM leve vantagem, a Vivo também oferece melhor conexão em 4G. Há cerca de cinco meses, a porcentagem da Claro era semelhante a atual, enquanto a Oi alcançou um bom avanço: de 43,3% do tempo com 4G conectado aos seus usuários, a operadora passou para 48,6%.

Mas a Claro também teve o seu destaque quando o assunto foi a velocidade, uma vez que atingiu a média de 29,2 Mbps. Quanto às outras operadoras, não apresentaram resultados tão satisfatórios:

  1. Claro: 29,2 Mbps
  2. Vivo: 20,5 Mbps
  3. Oi: 15,2 Mbps
  4. TIM: 13,4 Mbps

A Nextel foi incluída na pesquisa e apresentou um bom resultado, mas somente na avaliação das conexões 3G, que teve o seguinte ranking:

  1. Nextel: 4,6 Mbps
  2. Claro: 4,2 Mbps
  3. TIM: 4 Mbps
  4. Vivo: 3,3 Mbps
  5. Oi: 2,7 Mbps

Segundo a OpenSignal, o relatório apresentou um grande marco para a rede 4G no Brasil, já que, até o último estudo realizado, nenhuma operadora conseguia entregar conexões 4G por mais de 60% do tempo – situação que muda com o novo marco da TIM e da Vivo.

Com base no relatório divulgado, o site “Melhor Plano” também destacou um estudo que mostra mais uma grande vantagem ao consumidor: de que não é necessário pagar mais caro pela qualidade de internet. Em uma pesquisa com a média de preços dos planos controle e pós-pago de cada operadora, a empresa descobriu que a economia em um plano de internet depende mais da quantidade de dados contratados do que da operadora em si, que pode variar seus valores em até R$ 39.


Um exemplo é a própria Claro, vencedora em velocidade de 4G no Brasil. Mesmo sendo a mais indicada aos usuários mais e menos ativos na internet, a operadora é, também, a mais barata em planos de 0 a 4 GB e a segunda melhor em planos de 10 a 20 GB – em comparação com a Oi, TIM, Vivo e Nextel.

Além do estudo, o portal Melhor Plano também disponibiliza uma ferramenta on-line para que o usuário possa comparar os planos de celular de acordo com sua necessidade.

LEIA TAMBÉM:

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários