segunda-feira, 19 de junho de 2017

Provedores da Bahia têm três meses para reordenar fiações

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Depois de correr risco de corte de cabos, acordo entre operadoras e governo visa prazo para reordenamento das fiações.


A Coelba, distribuidora de energia da Bahia, se empenha desde 2015 em realizar o reordenamento das fiações dos postes viários. Essa semana, a empresa gerou uma tensão entre os provedores de internet do estado.

Uma reunião entre os provedores, sindicatos, distribuidores e que também contou com representantes da Anatel, firmou um acordo para que o prazo para regularizar a fiação dos postes passasse de 30 para 90 dias, a partir de determinação da Coelba.

Todo o processo de reordenação dos cabos será feito pelos provedores em conjunto com a Coelba. Outras iniciativas já foram tentadas, mas esbarraram em diversos obstáculos por parte dos agentes envolvidos. Desde dificuldades de rotas, esgotamento de posição em postes, normas técnicas e até preços de aluguel de postes tornavam inviáveis a operação.

A regularização das fiações visa garantir a segurança da população e dos profissionais técnicos das operadoras que mexem diariamente nos postes. A Coelba afirma em nota que as fiações irregulares e fora de ordem apresentam maiores riscos a quedas, entrelaçamento a veículos altos e inclinação de postes por excesso de cabos.

No ano passado, 45 quilômetros de cabos de telefonia e telecomunicações foram reordenados em 11 corredores viários de Salvador e cerca de 1,5 tonelada de materiais foram retirados, todos por terem sido instalados de forma irregular.

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