quinta-feira, 22 de junho de 2017

1,7 mil cidades estão aptas a receber internet 4G na faixa de 700 MHz

O que você achou? 
Mais 90 municípios entram em mitigação preventiva; passados 30 dias sem interferência de sinal na TV, banda larga de 700 MHz será aprovada nessas regiões.


O Brasil tem, no total, 1.758 cidades com viabilidade técnica para a entrada do sinal de internet 4G na faixa de 700 MHz. Pensando em expandir ainda mais a tecnologia, o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou, nesta quarta-feira (21), mais 90 municípios de 14 regiões para receber o sinal.

O assunto foi discutido em reunião realizada na sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nesta quarta-feira (21). Entre as regiões beneficiadas com a internet mais rápida e de qualidade, inclusive em ambientes fechados, estão Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Como aconteceu há cerca de um mês, com a entrada do sinal de banda larga móvel nessa faixa em sete capitais brasileiras, os 90 municípios, agora, passarão pela chamada “mitigação preventiva”. Apesar da tecnologia avançada, a adoção dessa internet pode causar interferências nos sinais de TV aberta, devido à proximidade das frequências.

Portanto, caso haja algum tipo de interferência durante 30 dias, os usuários devem informá-la ao portal TV Perfeita. Passado esse período sem problemas de congelamentos de imagem ou estalos no som da TV, a banda larga móvel na faixa de 700 MHz é autorizada pela Anatel.

Atualmente, a liberação da internet 4G na faixa de 700 MHz alcança 291 municípios na região Norte, 153 municípios na região Centro-Oeste, 1.139 na região Nordeste, 166 na região Sudeste e apenas nove na região Sul.

LEIA TAMBÉM:


8 comentários:

  1. Não tem uma lista com o nome destes municípios Minha Operadora? Se sim, publica o link aqui, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, tem sim! O site TV Perfeita que fica responsável por passar relatórios com essas informações: http://www.tvperfeita.com.br/informacoes. Acesse "Relatórios" e "Ativação de Cidades".

      Excluir
    2. Muito obrigado Bruna Totaro, pelas informações. Valeu mesmo!

      Excluir
  2. Qual a velocidade máxima do 4G e do 4G+?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Oi??? Eu pego de 25mbps a 30mbps no 4G quase constantemente. Esse limite citado é do 3G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse limite de 5mbps e 10mbps para o 4G e 4G+ são realmente referentes ao 4G e 4G+, pois é a velocidade nominam MÁXIMA liberado pelas operadoras por contrato. Se você ler o contrato tu verá que é esse o valor máximo, sendo que não tem a obrigação de chegar a esse valor. Para o 3G o valor máximo contratual é de 1mbps! Os valores citados por você são valores liberados pelas operadoras por cortesia. Elas alegam que para o bom uso da rede precisam impor estes limites (o que eu acho balela), mas elas conseguem oferecer mais se quiserem. Não querem oferecer, pois tem que investir na infraestrutura, algo caro e quase sempre não feito pelas operadoras de forma efetiva e real.

      Excluir