quinta-feira, 22 de junho de 2017

1,7 mil cidades estão aptas a receber internet 4G na faixa de 700 MHz

O que você achou? 
Mais 90 municípios entram em mitigação preventiva; passados 30 dias sem interferência de sinal na TV, banda larga de 700 MHz será aprovada nessas regiões.


O Brasil tem, no total, 1.758 cidades com viabilidade técnica para a entrada do sinal de internet 4G na faixa de 700 MHz. Pensando em expandir ainda mais a tecnologia, o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) aprovou, nesta quarta-feira (21), mais 90 municípios de 14 regiões para receber o sinal.

O assunto foi discutido em reunião realizada na sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nesta quarta-feira (21). Entre as regiões beneficiadas com a internet mais rápida e de qualidade, inclusive em ambientes fechados, estão Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Como aconteceu há cerca de um mês, com a entrada do sinal de banda larga móvel nessa faixa em sete capitais brasileiras, os 90 municípios, agora, passarão pela chamada “mitigação preventiva”. Apesar da tecnologia avançada, a adoção dessa internet pode causar interferências nos sinais de TV aberta, devido à proximidade das frequências.

Portanto, caso haja algum tipo de interferência durante 30 dias, os usuários devem informá-la ao portal TV Perfeita. Passado esse período sem problemas de congelamentos de imagem ou estalos no som da TV, a banda larga móvel na faixa de 700 MHz é autorizada pela Anatel.

Atualmente, a liberação da internet 4G na faixa de 700 MHz alcança 291 municípios na região Norte, 153 municípios na região Centro-Oeste, 1.139 na região Nordeste, 166 na região Sudeste e apenas nove na região Sul.

LEIA TAMBÉM:


7 comentários:

  1. Não tem uma lista com o nome destes municípios Minha Operadora? Se sim, publica o link aqui, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, tem sim! O site TV Perfeita que fica responsável por passar relatórios com essas informações: http://www.tvperfeita.com.br/informacoes. Acesse "Relatórios" e "Ativação de Cidades".

      Excluir
    2. Muito obrigado Bruna Totaro, pelas informações. Valeu mesmo!

      Excluir
  2. Qual a velocidade máxima do 4G e do 4G+?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Oi??? Eu pego de 25mbps a 30mbps no 4G quase constantemente. Esse limite citado é do 3G.

    ResponderExcluir