23/04/2024

Expansão do 4G chega a mais três capitais, mesmo com TV analógica

Verificação de interferência entre os dois serviços não acusou problemas e o sinal foi liberado nas regiões.
A expansão do sinal 4G no Brasil ainda está sendo feita e, aos poucos, cobrirá todo o território nacional. No entanto, o que muitos não sabem é que o sinal da TV analógica é prejudicado com o uso da tecnologia de internet móvel, motivo pelo qual muitas cidades ainda não contam com o serviço. Com o desligamento da televisão analógica sendo feito em quase todo o Brasil, o sinal fica limpo para o 4G operar sem interferir.

O grupo técnico Gired – responsável por todo o processo de substituição do sinal analógico pelo digital – liberou o 4G LTE (Long Term Evolution) em mais 90 cidades essa semana, entre elas três capitais estaduais: Cuiabá (MT), Aracaju (SE) e Palmas (TO).

Agora são 13 capitais brasileiras a desfrutarem da tecnologia 4G de 700 MHZ sem interferência na rede de TV analógica: as três citadas acima, Brasília (DF), Campo Grande (MS), Teresina (PI), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Natal (RN), Rio Branco (AC), Recife (PE) e Maceió (AL).

Dessa maneira, já totalizam 1.758 cidades que podem contar com o LTE Advanced, sem que seja preciso desligar a TV analógica para isso. Esse procedimento envolve um serviço específico para a colocação de filtros, que são responsáveis pela diminuição do ruído no sinal. Esses filtros precisam ser colocados na região onde será ativado o 4G na faixa de 700 MHz com pelo menos 30 dias de antecedência.

Interessado em saber quais cidades podem ou poderão contar com a tecnologia 4G no futuro? Acesse o site da “TV Perfeita” para ter acesso a uma lista onde constam as cidades a serem contempladas. Vale lembrar que o site recebe atualizações espaçadas, portanto, se a sua cidade ainda não estiver na lista, não desanime.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários