29/03/2024

Veja como fazer com que sua operadora pare de lhe enviar mensagens

Veja como fazer com que sua operadora pare de lhe importunar com mensagens publicitárias.

São três horas da manhã e você está naquele sono gostoso, quando é acordado pelo celular, seja vibrando ou tocando aquele sinal característico. Você acorda meio destrambelhado, procurando o celular para ver quem está mandando mensagem a uma hora daquelas e é apenas um lembrete amigável para efetuar recarga.

Ou ainda você está no meio de uma leitura de um e-mail importante, conversando no WhatsApp ou acessando o Facebook, e do nada surge uma mensagem na tela perguntando se você quer comprar algum serviço – que muito dificilmente você vai querer – e atrapalha sua leitura, seus pensamentos e você quer mandar o celular para longe.

Se você se identificou com alguma dessas situações, sabe muito bem o alívio que será finalmente deixar de ser importunado. Não que as operadoras sejam chatas ou coisa do tipo, mas uma mensagem de vez em quando já está ótimo, não precisa ser todos os dias, não é mesmo?

Muitas pessoas não fazem a menor ideia, mas desde 2012, uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proíbe as operadoras de enviar mensagens para os celulares dos usuários sem fornecer uma maneira para que o próprio usuário cancele esse tipo de publicidade. E é mais simples do que você pensa.

Para acabar com essas mensagens, basta você mandar um SMS com a palavra SAIR para a operadora e pronto. Só fica faltando o número de cada empresa, então anote aí:

Depois disso, em até 24 horas a operadora deve deixar de enviar mensagens com publicidade para você.

Como bloquear mensagens publicitárias que não são das operadoras

Quem dera todo o problema fosse resolvido dessa forma, mas apenas isso pode não resolver todo o problema. Ainda existem números que não são de responsabilidade das operadoras e também ficam enviando mensagens indevidamente. Para esses casos, basta enviar um SMS com o número de quem enviou a mensagem para o número 7726 (SPAM no teclado do celular) que você estará denunciando o infrator. O número vai para o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA, uma lista negra global da associação.

LEIA TAMBÉM:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários