sexta-feira, 2 de junho de 2017

Com uso de aplicativos de mensagens, torpedos SMS estão em decadência

O que você achou? 
Maioria dos usuários perdeu a vontade de se comunicar por torpedos, mesmo com oferta agressiva de mensagens ilimitadas das operadoras.


Como o telefone fixo, que já teve seu tempo áureo, o SMS também foi uma pequena e simples ferramenta para se comunicar instantaneamente, sem precisar ligar para outra pessoa. Bastava apenas enviar um recado.

No surgimento dos celulares comuns, logo após o serviço de voz, o SMS (Short Message Service, que significa Serviço de Mensagem Curta), aqui no Brasil também conhecido como torpedo, era outro meio de comunicação utilizado, principalmente pelos jovens.

Na época, o preço do torpedo enviado era muito caro - e hoje equivale ao valor médio cobrado por minuto pelas operadoras em ligações off-net - mas com o passar dos anos as teles decidiram baixar esses valores, até criarem ofertas com uma única tarifa para enviar quantos torpedos o usuário quisesse, com cobrança única por dia.

Com a chegada dos smartphones,  o serviço de mensagem SMS foi caindo em desuso e muitos clientes começaram a migrar para aplicativos instantâneos de mensagens, como o WhatsApp, que possibilita enviar além de texto, também foto, áudio, vídeo e, recentemente, oferecendo até chamadas telefônicas via VoIP e videoconferências.

No começo, as operadoras se sentiram incomodadas pela queda das suas receitas de voz e SMS, mas por outro lado, o acesso a dados móveis foi aumentando, e com o avanço da tecnologia 4G/LTE, esse tráfego torna-se cada vez maior.

Mesmo assim, não podemos discriminar os torpedos, porque assim como um orelhão, um dia precisaremos dele em algum caso de extrema urgência, onde o sinal de internet poderá estar fraco, ou a pessoa que queremos falar não estará online, não restando alternativa.

E você, continua enviando alguns torpedinhos, ou acredita que esse serviço já está “morto” e as operadoras não querem “enterrar”?

LEIA TAMBÉM:


8 comentários:

  1. eu ainda uso com certa frequência o sms porque há uns familiares meus que moram no interior do estado onde só tem rede 2G disponível. assim o sms é mais rápido e mais disponível que a internet móvel.

    ResponderExcluir
  2. TBM continuo usar SMS apesar da internet no smartphone, o SMS é rápido e não precisa de internet.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de achar estranho receber um torpedo de um amigo, acho q ele será necessário por algum tempo ainda!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda uso para enviar para os clientes.
    Acho ruim ter q cadastrar todos que pedem orçamento.
    Assim mando sms e e-mail e quando mando e-mail, mando em seguida sms.
    Nos tempos de hj é comum o whatsapp e o sms deixou de ser comum e na minha opinião parece algo mais " importante " do que uma mensagem no whatsapp ou messenger.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda uso para alguns contatos quando não estão on line ou quando não possui o whatsapp. Vai demorar bastante para o sms morrer.

    ResponderExcluir
  6. Ainda uso muito o SMS... vai demorar pra morrer.

    ResponderExcluir
  7. Uso bastante o SMS por ser rápido e não precisar de conexão com a internet.

    ResponderExcluir