quinta-feira, 4 de maio de 2017

Teresina é primeira cidade do nordeste a receber 4G na faixa de 700 MHz

O que você achou? 
Operadora TIM anunciou que já começou a ativar a internet 4G na faixa de 700 MHz em Teresina, mesmo com a TV aberta funcionando na cidade.


A TIM começou a ativar na semana passada a rede de internet 4G utilizando a frequência de 700 MHz em Teresina. A capital do Piauí será a primeira cidade do nordeste e terceira do Brasil a receber internet móvel da TIM na faixa que hoje ainda é utilizada pelas emissoras de televisão aberta.

A escolha de Teresina para ser uma das primeiras cidades do nordeste a receber o LTE-Advanced chama a atenção por causa do prazo de desligamento da TV analógica na cidade, previsto para acontecer somente em novembro de 2018. Pelo visto, mesmo com as emissoras de televisão aberta operando, a internet será ligada na faixa.

De acordo com a TIM, a instalação é possível porque a Anatel, juntamente com a Entidade Administradora da Digitalização (EAD), "está antecipando a liberação do espectro na faixa de 700 MHz através de um plano de mitigação [suavização] de interferências com a TV analógica, através de estudos de viabilidade técnica e remanejamento de canais, conduzido pelo GIRED (Grupo de Implantação do processo de Redistribuição e Digitalização de canais de TV e RTV)".

Brasília e Campo Grande foram as primeiras cidades a receber a oferta de internet na frequência de 700 MHz, que possibilita um maior alcance de sinal e facilidade de penetração em ambientes fechados.

LEIA TAMBÉM:


5 comentários:

  1. Uberlândia já está nos 700mhz com 4G LTE com a CTBC Algar Telecom desde novembro de 2016...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi marcel, uso a algar no DD37, e você tem gostado do 4g, tem boa velocidade e disponibilidade ?

      Excluir
    2. Oi Valentina. Uso o 4G na região do DDD 34 e estou muito satisfeito. Nunca fiquei em EDGE, sempre estou em 3G, H, H+ ou 4G. Este 4G é mais estável e veloz.

      Excluir
  2. e SP vai ter que ficar esperando até o ano que vem. Lamentável....

    ResponderExcluir
  3. O blog não falou por exemplo que a Algar Celular já apresentou o 4G LTE na frequência 700 MHz desde novembro do ano passado em Uberlândia e Ituiutaba Minas Gerais. O blog esquece da Algar...

    ResponderExcluir