18/04/2024

Dia Nacional das Comunicações é celebrado em 5 de maio

Primeira sexta-feira deste mês representa os grandes avanços em comunicação
no Brasil. Conheça o grande nome da telefonia por trás dessa data.



Em plena era da informação, quem é que, hoje, vive sem comunicação? Antes de levantar-se pela manhã, você certamente checa suas mensagens nas redes sociais ou verifica se há alguma chamada perdida no seu celular. Certo? Então, houve muito o que comemorar na última sexta-feira (5/5)!


Seja pelos nossos antecedentes da época de Gutenberg, lá no século XV, pela população fascinada pelas transmissões de rádio e televisão na década de 20, ou pela sociedade cada dia mais conectada em que vivemos. Afinal, 5 de maio representa o Dia Nacional das Comunicações.

A data é uma homenagem ao Marechal Rondon, um dos grandes nomes da difusão de sistemas de comunicação no Brasil. Nascido no dia 5 de maio de 1865, ele foi considerado o Patrono das Comunicações no país, uma vez que contribuiu significantemente para a expansão da comunicação brasileira através das linhas telegráficas.

Foi entre o final do século 19 e o início do século 20 que Cândido Mariano da Silva Rondon passou, de um simples sertanista, para o Chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas no Estado de Mato Grosso. A partir de então, presidiu missões memoráveis, responsáveis por expandir os serviços de telégrafo por todo o território nacional.

Hoje, a velocidade com que a comunicação acontece e o avanço crescente das tecnologias faz com que sejam vagas as lembranças onde nada disso era presente na rotina das pessoas. Porém, mais de um século atrás, Cândido Rondon surpreendia milhares de brasileiros pelo início de grandes conquistas em comunicação de sua época. Por isso, nesse hoje, em especial, Rondon merece ser lembrado.


Ah, e tem mais: 17 de maio é o Dia Internacional da Comunicação e Telecomunicação. Maio realmente é um mês especial para o setor!

Redator em treinamento. Que nota este artigo merece?

PDRTJS_settings_8532830 = {
“id” : “8532830”,
“unique_id” : “default”,
“title” : “”,
“permalink” : “”
};
(function(d,c,j){if(!document.getElementById(j)){var pd=d.createElement(c),s;pd.id=j;pd.src=(‘https:’==document.location.protocol)?’https://polldaddy.com/js/rating/rating.js’:’http://i0.poll.fm/js/rating/rating.js’;s=document.getElementsByTagName(c)[0];s.parentNode.insertBefore(pd,s);}}(document,’script’,’pd-rating-js’));


LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários