quarta-feira, 10 de maio de 2017

Conta de celular muito alta? Saiba como economizar sem gastar menos

O que você achou? 
Veja o que você pode avaliar para decidir se está na hora de mudar de plano de celular.


Você está achando a sua conta de telefone móvel muito alta? Talvez você esteja pagando por serviços que não usa. Ou pode estar com um plano que não é adequado para te atender. Se ele incluir muito mais do que você precisa, você estará pagando por minutos ou megabytesque não usa. Se ele incluir menos do que você precisa, você vai acabar contratando minutos de ligação ou de pacotes de internet adicionais, o que sai bem mais caro.

Veja o que você pode avaliar para decidir se está na hora de mudar de plano.

Ligações

Os planos, em geral, incluem franquias de minutos para ligações de voz, com várias modalidades: franquias para ligações para telefone fixo, para ligações para números da mesma operadora, etc. Mas você sabe, de fato, o quanto está usando em cada modalidade? Acesse o espaço reservado ao consumidor, no site da operadora, e cheque seu consumo. Todas as informações sobre seu consumo estarão detalhadas lá.

Consumo de internet

A informação sobre quanto você consumiu em dados também fica disponível para consulta no espaço reservado. Essa informação está disponível para todos os tipos de plano, sejam pré, pós ou controle. Há operadoras que permitem consultar o consumo de internet também via aplicativos próprios.

Serviços extra

Existem dezenas de serviços para celular que são pagos a parte, como horóscopo, jogos, seguro, dicas de saúde, caixa postal, sinais de toques diferenciados e outros. Você assinou algum deles? Está realmente usando? Confira no espaço reservado – ele dirá se o serviço está sendo cobrado. Se você não está usando, peça o cancelamento.

Muita atenção ao mudar de plano! Se você estiver em períodode fidelização, pode ter de pagar multa. Confira na operadora se você está fidelizado ou não.

A Anatel determina que as operadoras coloquem, em seus sites, um espaço reservado ao consumidor onde é possível ver seu consumo detalhado e várias outras informações. E não vale só para telefonia móvel. Empresas de telecomunicações que oferecem serviço de telefone fixo, internet fixa e TV paga também devem disponibilizar o espaço reservado. O tipo de informação que você poderá consultar muda conforme o serviço contratado.


Com informações de Anatel.

LEIA TAMBÉM:


5 comentários:

  1. Uso a vivo e ela me depena sem dó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou na mesma situação.
      A Vivo enfia a faca em seus consumidores.

      Excluir
  2. Na Oi, eu entro no Minha Oi e vejo o consumo em tempo real. Ate agora a Oi nao me decepcionou...

    ResponderExcluir
  3. Economizar sem gastar menos? RS

    ResponderExcluir