sexta-feira, 26 de maio de 2017

Celulares 'xing ling' devem ser bloqueados pela Anatel em outubro

O que você achou? 
Donos de celulares piratas começarão a ser avisados do bloqueio a partir de 30 de julho.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou que, a partir de outubro, serão bloqueados os celulares que não tenham certificação do órgão e IMEI válidos.

IMEI é uma sequência de números que identifica o celular internacionalmente, que são listados no banco de dados da GSMA, organismo internacional de que reúne as empresas de telefonia móvel. Seria mais ou menos a mesma coisa que o chassi que os carros possuem para identificação ou o número de série de um produto.

A intenção é diminuir - ou até mesmo dizimar - o contrabando constante que ocorre no país. Outro motivo para o bloqueio é que os já citados “xing-ling” não possuem marca definida nem garantia de qualidade de serviço, logo, muitos usuários de operadoras de telefonia móvel acabam fazendo reclamações do serviço prestado, quando o problema pode ser o próprio aparelho sem o crivo da Anatel.

O assunto vinha sendo discutido desde a Copa do Mundo em 2014, mas foi deixado de lado pois o procedimento poderia atrapalhar o uso de telefonia por estrangeiros aqui hospedados. Justamente pelo longo adiamento, as operadoras acreditam que, mesmo com a possibilidade de um prazo maior, outubro será o fim da era dos aparelhos em situação irregular no Brasil.

LEIA TAMBÉM:



Um comentário: