14/03/2024

TIM Live lidera crescimento da banda larga em fevereiro

Grupo NET/Embratel ganhou mais clientes no segundo mês do ano, mas a Anatel disse que a banda larga da TIM obteve o crescimento justo no mês. Entenda.


Dados do setor de internet banda larga fixa divulgados nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontam crescimento de todas as principais empresas de internet fixa do Brasil. O grupo industrial formado pelos serviços residenciais da NET Vírtua em conjunto com o mercado corporativo da Embratel, apresentou a maior captação de clientes: 15.372.

O serviço Oi Velox também apresentou um bom desempenho e figurou na segunda colocação em número de instalações líquidas (instalação x desinstalação): 9.716. O mercado continuou aquecido para Vivo Fibra (8.280), TIM Live (3.811), Algar Telecom (3.252) e SKY Banda Larga (1.818).

A partir de 2017, a Anatel criou um novo método de consulta e divulgação dos dados de cada setor de telecomunicações. Para a agência reguladora, não é justo medir o crescimento de cada empresa com base apenas no número de clientes que conseguiu, pois algumas operadoras podem atrair mais assinantes por causa do tamanho maior da sua área de atuação.

O que a Agência quer é que o resultado aponte o percentual de crescimento levando em conta o próprio total de clientes de cada companhia. Por exemplo: a SKY ganhou 1.500 clientes, e já tinha uma base de 1.500 clientes no período anterior. Ela dobrou a sua base de assinantes, apresentando crescimento de 100%. Já a Oi tinha 5 milhões de assinantes e adicionou 10 mil usuários. Ela ganhou muito mais clientes do que a SKY, mas o seu crescimento foi de apenas 0,2%.

Se formos utilizar essa metodologia, o serviço TIM Live lideraria o crescimento da banda larga:

TIM Live: +1,15%
Algar Telecom: +0,65%
SKY Banda Larga: +0,58%
NET Vírtua/Embratel: +0,18%
Oi Velox: +0,15%
Vivo Fibra: +0,11%

Por ser uma recomendação da Anatel, o Minha Operadora vai passar a basear o mico e o destaque do mês com base nessa contagem. Portanto, a TIM é o destaque do mês, pelo maior crescimento da sua  base de clientes, e a Vivo é o mico do mês, pois apresentou o menor crescimento percentual. Continuaremos a divulgar os números de adições líquidas de cada operadora normalmente.

No quadro geral de fevereiro, o serviço de banda larga brasileiro abriu 69,74 mil novos pontos de acesso, o que significa crescimento de 0,26% em comparação com janeiro. São 26,86 milhões de usuários.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários