terça-feira, 11 de abril de 2017

O que muda nas regras da Anatel para planos pós, pré e controle

O que você achou? 
Conheça o que a Anatel diz sobre validade da franquia de minutos, contrato de fidelidade e valor proporcional da fatura.


Os planos controle são uma opção intermediária entre os planos pré-pagos e os pós-pagos. Por serem um tipo de oferta mais recente no mercado brasileiro se comparadas às ofertas pré e pós, nem sempre o consumidor conhece seus direitos.

Para ajudar você, trazemos os principais direitos no plano controle, pré e pós em temas que costumam gerar dúvidas: validade da franquia de ligações, fidelização e valor a ser pago quando o plano é cancelado. Confira:

Ligações

  • Controle: Os minutos do plano são válidos para serem usados naquele mês.
  • Pós: Os minutos do plano são válidos para serem usados naquele mês.
  • Pré: Os minutos que não foram usados dentro da validade dos créditos são revalidados sempre que você faz uma nova recarga. Ou seja, podem ser usados no mês seguinte, por exemplo.

Fidelização

  • Controle: O consumidor pode ficar fidelizado ao contratar um plano controle, desde que a prestadora ofereça algum benefício em troca. O prazo máximo de fidelização é de 12 meses.
  • Pós: Também pode haver fidelização na contratação do plano. A fidelização pode durar, no máximo, 12 meses. Fique atento, pois renovação automática de fidelização é proibida.
  • Pré: A oferta pré não é compatível com a fidelização.

Fatura após cancelamento

  • Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..
  • Pós: Funciona igual ao plano controle. O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados, conforme os dias usados dentro do ciclo de faturamento.
  • Pré: Não há faturas em planos pré.

Você já acessou o espaço reservado ao consumidor no site da sua operadora? Nele você pode consultar seu relatório detalhado de consumo e obter informações sobre seu plano, por exemplo. O acesso é por login e senha.

Com informações de Anatel.

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14 comentários:

  1. E quanto a fidelização de planos corporativos? Pode ser de 24 meses?

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  2. Não pode exceder 12 meses , tanto pessoa física quanto jurídica!as operadoras fidelizam os clientes por 24 meses nos planos empresariais pelo fato de subsidiar aparelhos , porem caso o cliente queira fazer o cancelamento do plano após os 12 meses, ele não devera pagar multa rescisória apenas o valor das parcelas dos aparelhos caso exista!Ex Cliente Habilitou um plano cujo o valor da assinatura é R$100,00 e adquiriu uma aparelho no valor de R$2400,00 onde o mesmo foi dividido em 24 vezes de R$100,00, O cliente pagara R$200,00 reais mês, sendo assinatura do plano mais parcela do aparelho, após um ano caso o cliente desejar cancelar, a operadora não poderá cobrar multa alguma, a não ser os R$100,00 referente ao aparelho!

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    1. Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..

      A operadora diz que não é assim no plano controle. Alguém passou por essa experiência e teve o valor cobrado proporcionalmente no plano controle?

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  3. As regras do controle são as mesmas do pós.

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  4. Materia para encher linguiça.

    falta conteudo..se for para postar isso para, faça com algum diferencial!

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    1. Discordo cara! Fiz o cancelamento de um plano é a operadora quer me cobrar o valor do plano integral e pagaria, sendo que usei 10 dias. Com essa informação estou mais tranquilo.

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  5. Que novas regras ? Não mudou nada o que já era

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  6. Gostei da materia. Ja tive Tim Controle e hoje tenho Oi Pos 5Gb.

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  7. Materia para encher linguiça.

    falta conteudo..se for para postar isso para, faça com algum diferencial!

    CONCORDO!!

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  8. Controle: O valor da fatura deve ser proporcional aos dias utilizados. Verifique quais são os dias de início e de término do seu ciclo de faturamento para saber quanto irá pagar..

    A operadora diz que não é assim no plano controle. Alguém passou por essa experiência e teve o valor cobrado proporcionalmente no plano controle?

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    1. Estou passando pelo mesmo problema... Conseguiu alguma resposta?

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  9. Acho isso uma grande falta de respeito com o consumidor. Eu sou cliente da VIVO pré-pago, coloquei uns créditos para utilizar a internet, nos dados móveis, mas tenho WIFI em casa. Então, como fiquei de férias e fiquei em casa, não foi necessário utilizar os dados móveis, da internet da VIVO. De um total de 1 GIGA que eu tinha, utilizei somente 100 MEGA, e quando foi hoje vi que os créditos haviam expirados e a minha internet BLOQUEADA!!!! Sendo que eu nem terminei de usar nada!!!
    ISSO É A MESMA COISA QUE COMPRAR ÁGUA E SER OBRIGADO A BEBER TUDO DENTRO DE UM PRAZO, CASO CONTRÁRIO, ALGUÉM INVADE SUA CASA E TOMA A ÁGUA DE VOCÊ!
    UM ABSURDO!!

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  10. A Vivo alega que Planos Controle não geram cobrança pro-rata em caso de cancelamento/portabilidade antes do fim do período de contabilização, somente nos Planos Pós. Isso está correto?

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