28/03/2024

Clientes ouvirão Lady Gaga e Mc Troinha ao ligarem para Claro e Oi

Anatel aprovou projeto que obriga operadoras a tocar músicas conhecidas nas centrais de atendimento para distrair clientes que aguardam ser atendidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou projeto que tramitava há cerca de três anos no órgão, que vai mudar a forma como os consumidores aguardam ser atendidos nas centrais de atendimento das principais operadoras do Brasil.

A partir do segundo semestre deste ano, os cinco maiores grupos de telecomunicações do país (Claro/NET/Embratel, Telefônica/Vivo, Oi, TIM e SKY) terão que tocar músicas de cantores conhecidos, ao invés de reproduzirem somente um jingle.

Esse método já vem sendo utilizado por operadoras de telefonia de países como França, Portugal, Escócia, Irlanda, Rússia, China e Japão. No ano passado, a operadora Sprint, dos Estados Unidos, também começou a tocar Elton John para deixar os clientes que ligavam para reclamar mais tranquilos.

Apesar de pouco divulgado, a aprovação do projeto já estava sendo prevista pelas operadoras. O sistema Avaya, utilizado pelas empresas Oi, NET e Vivo, já está com algumas músicas programadas. Cada operadora terá a liberdade de escolher até três canções. A Anatel não obriga a reprodução da música inteira, ou seja, as teles poderão optar por ajustar o trecho da música que desejam que o cliente ouça.

Contatadas pelo Minha Operadora, as operadoras revelaram com exclusividade quais artistas serão tocados, de acordo com a preferência principal dos seus usuários na escolha de cantores pelo serviço “Som de Chamada”, que foi utilizado como principal parâmetro.

A operadora TIM Brasil, por exemplo, usará inicialmente a música “De Tudo”, das cantoras sertanejas e de forró Simone e Simaria. Essa escolha já era esperada, visto que – coincidentemente, ou não – a operadora fechou um contrato milionário com as cantoras no mês passado, para a gravação de música e clipe exclusivos para a companhia.

Já a Oi apostou nos ritmos mais populares, mas que devem gerar polêmica quando forem ativados. A música “Pika, Pika”, do cantor de brega recifense Mc Troia e Rei da Cacimbinha, já foi programada pelos técnicos da empresa para ser reproduzida. Ela será tocada em conjunto com a música “Arlequina”, da funkeira baiana Mc Bella e “Movimento da Sanfoninha”, de Anitta.

O grupo Claro/NET apostará nas músicas pop para entreter os seus clientes. A versão remixada oficial da música “Million Reasons”, de Lady Gaga, será a principal utilizada. Tem também a nova música da cantora Lorde, “Green Light” e “Survivor”, do grupo musical Destiny’s Child.
A Vivo vai utilizar músicas de autoria própria. A Telefônica registrou duas canções junto com a gravadora Universal Music Group, da Vivendi, empresa com a qual tem parceria desde a época da compra da GVT. A primeira música que será utilizada é conhecida como “na na na”, que foi utilizada pela Telefônica de São Paulo no ano de 2009. A Vivo não nos revelou o verdadeiro nome da música.

Não recebemos um retorno da SKY, mas a informação que tivemos é que a operadora mudará as suas canções de acordo com a estreia de séries famosas transmitidas pelos seus canais. Isso quer dizer que durante a estreia da 7ª temporada de Game of Thrones, na HBO, será tocado o tema de abertura da série no seu SAC. Será que a escolhida será essa versão de funk da música-tema?

E você, aprova as músicas escolhidas?


OUTRAS MENTIRINHAS DE 1º DE ABRIL:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários