quinta-feira, 2 de março de 2017

TIM registra a maior queda do setor de telefonia móvel em janeiro

O que você achou? 
Vivo continua atraindo novos consumidores e registra o maior saldo de clientes da telefonia celular no primeiro mês do ano.



De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de telefonia celular do Brasil desabilitou 647.777 linhas apenas durante o mês de janeiro de 2017.

A TIM foi a maior responsável por essa perda, com a saída de 596.127 clientes da sua base, tornando-se o mico do mês. A companhia foi acompanhada pela Oi, que cancelou 182.179 linhas, Algar Telecom (-5.720) e pela Claro, que registrou queda de 1.752 usuários.

A Vivo continua se dando bem no mercado móvel e foi o destaque do mês, com aumento de 118.318 cadastros. A Nextel também registrou saldo positivo: 16.095 novos acessos.


Ao todo, a Anatel contabiliza 243,4 milhões de chips de celular em serviço, queda de 0,27% em comparação com a base geral de dezembro de 2016 e de -5,38% em comparação com o primeiro mês do ano passado.

Do total de celulares registrados no país:

  1. Vivo responde por 30,36% do mercado;
  2. TIM possui fatia de 25,81%;
  3. Claro tem 24,72%;
  4. Oi registra 17,24%;
  5. e Nextel conta com 1,07% dos usuários.

Leia também:


14 comentários:

  1. coitado de quem usar vivo não vejo vantagem nenhuma operadora de rico planos tudo cara vou morre com meu tim beta lab tenho 20 gb de franquia mais 2 mil minutos para qualquer operadora do brasil fora a rede 4g da tim aqui na cidade que tenho velocidade de 35 a 42 megas para me o melhor plano do brasil

    ResponderExcluir
  2. A Vivo só é lider por causa da maior cobertura.
    Se a Oi e TIM investissem mais em cobertura nas pequenas cidades a história iria mudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se elas fizerem isso ficarão caras igual a Vivo.

      Excluir
    2. Com certeza, a vivo é lider porque entende que já que o celular é movel ela investe pesado em cobertura, aqui em Minas Gerais se você sai para o interior e se tem tim ou vivo, você fica na mão, e quando dá sinal ainda fica no 2g. Vivo é cara no pos pago, mas no controle e no pre pago ela está competitiva. Consulte no site da anatel, aqui em minas a vivo tem 2900 erbs, enquanto a tim tem 1800 e isso porque ela cadastra as torres 4g que ela usa da oi, senao nao passava de 1500, não adianta questionar, cobertura é tudo, pena que oi e tim não enxergam isso

      Excluir
    3. Concordo plenamente Ricardo. Não adianta investir em promoções mirabolantes quando não oferece o principal que é cobertura. Quem mora em cidade pequena no interior como eu sabe muito bem disso. Minha cidade tem em torno de 45 mil habitantes no interior das Bahia e tem cobertura das quatro operadoras, mas sabe qual é a única que é 3G e mantém loja na cidade? A VIVO. E nas cidades ainda menores dessa região sabe qual a única operadora que oferece cobertura é 3G? A VIVO.

      Excluir
    4. Eu moro no interior do Estado do Rio (Sul do estado) e viajo sempre pra SP capital e algumas regiões do estado , Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, fui recentemente ao Rio Grande do Sul também. Sou cliente TIM desde 2010 e usava a Claro como secundária e já tive Vivo e OI como secundárias também. Não tenho NADA do que reclamar da TIM. Está investindo pesadíssimo na cobertura 4G e até 3G, o atendimento TIM é o melhor dentre todas e preços seja no PÓS ou PRÉ. Aqui no estado do RJ praticamente todas as cidades têm cobertura 4G e até vários distritos, em SP também e agora o interior de Minas está com cobertura boa. No 3G a TIM me decepcionou bastante há alguns anos, em algumas estradas onde só ficava no 2G, aparece o 3G quando falta o 4G. A Vivo não é a melhor operadora em cobertura pelo menos no RJ e em SP, no 3G é em MG com a melhor cobertura. A visão que as pessoas têm da TIM é de uma operadora que não tem qualidade, o que é o contrário. Estou satisfeitíssimo com a TIM, o que ela está fazendo no 4G é grandioso, o que a Vivo fez lá atrás no 3G. Não me arrependo de ter saído da Claro nem da Vivo.

      Excluir
    5. E Fábio? Moro numa cidade pequena, chamada Valença-RJ. A VIVO aqui é uma porcaria, não possui loja física, só tem 3G. Aliás, se alguém cliente Vivo da região quer resolver problemas e precisa ir a uma loja física, só consegue indo em cidades grandes como Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. Aqui em Valença a TIM tem loja física, possui 5 antenas 4G e 5 3G (sendo que o 3G chega até a 10 MB de velocidade). 2 das antenas 4G são na cidade, e 3 são em distritos. Na cidade vizinha aqui, Rio das Flores (RJ) com 9 mil habitantes, a TIM possui 2 antenas 3G e 4G, uma na cidade e outra em distrito. O market share da TIM no estado do RJ é ridículo sendo que os preços dos planos aqui são menores e a cobertura é a melhor. A VIVO passa longe, no RJ é uma PORCARIA!!!

      Excluir
    6. A Vivo já possui cobertura 4G em Valença-RJ, e a loja física mais próxima é em Barra do Piraí. Mas admito que a TIM não deixa a desejar em Valença-RJ, tanto é que a utilizo como segundo chip, sendo o primeiro da Vivo porque acredito que ela esteja um pouco a frente da TIM.

      Excluir
  3. Já fui cliente da Vivo, hoje sou Tim Beta Lab com 20gb e internet por 50,00 mensais, Vivo e claro são péssimas em promoçoes, mas como tem boa cobertura fica na dianteira.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no interior do interior do RS tem o problema da falta de cobertura, tem cidades com menos de 2 mil habitantes que só tem Vivo. Mas como eu nao moro numa cidade assim uso TIM há muitos anos e o 4G dela está ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Bom, a Tim sem dúvidas já esteve bem pior, teve até a paródia do Galo Frito sobre ( http://youtu.be/iWLE8pVLgNE ). Mas reconheço que ela acordou, e começou a investir pesado na sua rede, como exemplo bem visível temos a expansão do 4G dá Tim, que possui a velocidade mais baixa(9 Mbps) entre as principais operadoras, por um motivo bem simples, enquanto os usuários de outras operadoras tem medo de navegar na internet, os usuários dá Tim ficam assistindo vídeos em 1080p no YouTube sem a menor preocupação.

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Rio Grande do Sul a cobertura 3G da Tim é muito limitada, devido principalmente a única frequência que trabalha (2100 mhz), enquanto a Vivo e Claro trabalham também em 850 mhz. Mas no 4G a Tim tá investindo pesado.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, foi como eu disse acima, concordo que a tim tem os melhores planos, tenho um tim beta como meu segundo chip, mas aqui mesmo neste site foi publicado a 1 ano atrás como a vivo está bem à frente no quesito cobertura (http://www.minhaoperadora.com.br/2016/01/internet-3g-da-vivo-em-sao-paulo-rio-espirito-santo.html?m=1). Então eu uso a vivo por esse motivo, telefone móvel tem que falar, e sinal mesmo o forte é da vivo. Revejam a matéria no link que postei acima. Aí vão entender meu ponto de vista. E os números não mentem, se a tim é boa porque então todos os meses ela perde tantos clientes ? Concordo que os planos da vivo não são legais, mas o sinal é bom, lembrem-se, a vivo tem a maioria das frequências da banda A do pais, o 3g bom é o 3g de 850MHZ, porque quanto menor a frequência, muito maior é o alcance, a operadora que usa 3g em 2100MHZ tem uma cobertura muito de menor alcance por isso, se uma erb de frequência 850MHZ tem uma cobertura de 20km de raio, a de 2100MHZ Tem menos da metade da força, a vivo só não tem o 3g bom na região nordeste, onde a tim é detentora dessa frequência, juro que se a tim tivesse a cobertura da vivo eu a abandonava, mas a vivo devido a sua cobertura e sinal acaba se tornando um mal necessário pra mim. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Moro aqui na zona sul do Rio de Janeiro e não posso reclamar do sinal da TIM. Dia desses até dentro do Metrô Rio em pleno subsolo na estação do Flamengo estava pegando o 2G. Minha primeira operadora foi a Oi e confesso que gostava dela tanto que acabei retornando antes de ir para a TIM agora em definitivo. Só que a Oi está com sérios problemas financeiros e falida em processo de recuperação judicial. Ou seja, ela não está mais investindo em nada! Apenas mantendo a duras penas a estrutura que possui. Em qualquer outro país miminamente sério a Oi já teria sido obrigada a decretar falência total. Mas, aqui ela deita e rola e vai levando como dá, né? Tanto que sua recuperação judicial já se arrasta a meses. Em Dezembro de 2016 estava numa rua da zona sul do Rio bem movimentada e olhei para meu celular e vi que nem 4G da Oi tinha ali. E isso foi se repetindo com frequência. Foi nessa que percebi que obviamente não estão fazendo a devida manutenção em sua estrutura de 4G. Tampouco, expandindo-a. A Oi é a quarta do país em número de linhas ativas na telefonia móvel. Então, telefonia móvel não dá mesmo lucro para ela. E se der é ínfimo o lucro. Analisando isso e vendo que a tendência é piorar acabei migrando novamente para a TIM. Tenho um Claro corporativo - a multinacional que trabalho tem acordo com a Claro - então obviamente não iria ficar com duas linhas da mesma operadora. E recusei a Vivo pelo simples motivo que pode até ser o melhor sinal, mas é ridiculamente cara! A Vivo é boa só no pós-pago família e olhe lá! Seus pré-pago e controle possui promoções ridículas onde pouco é oferecido por um valor excessivo. Não compensa a não ser que você more numa região limitada de sinal. Sem dúvidas, a TIM está investindo pesado na telefonia móvel e excelentes promoções.

    ResponderExcluir