segunda-feira, 20 de março de 2017

Serviços Adicionais: Regras e Direitos do Consumidor

O que você achou? 
Se quer contratar serviços adicionais pelo celular, como horóscopo, jogos, músicas, toques, notícias por SMS ou antivírus, fique atento aos seus direitos!


Se você quer contratar serviços adicionais pelo celular, internet ou telefone fixo, como horóscopo, jogos, músicas, toques de telefone diferenciados, notícias enviadas por SMS, antivírus, entre outros, fique atento aos seus direitos!

Quando a operadora pode cobrar por um serviço adicional:

Esse tipo de serviço só pode ser cobrado pela operadora se o consumidor autorizar, prévia e expressamente, que eles sejam prestados.

Como adquirir um serviço adicional:

É comum que serviços adicionais sejam oferecidos via SMS, por meio de pop-ups que aparecem na tela de celular ou do computador do consumidor, por mensagem de voz ou ainda por meio de ligação quando o consumidor vai efetuar uma recarga ou consultar saldo.

Conheça as condições comerciais:

Se você tem interesse em contratar um serviço adicional, procure conhecer exatamente as condições de oferta, como preço, duração e formas de cancelamento.

Onde conferir serviços adicionais já contratados:

Acompanhe pela internet todos os serviços (de telecomunicações ou adicionais) que você utilizou nos últimos seis meses. É só entrar no site da operadora e acessar (usando login e senha) o espaço reservado ao consumidor. Lá você vai encontrar o seu relatório de consumo, que especifica detalhadamente o que você contratou e por quanto.

Quando a operadora cobra por um serviço adicional que você não contratou.

Caso você receba na sua fatura alguma cobrança de serviço adicional ou tenha tido crédito consumido por um serviço adicional não contratado, procure os canais de atendimento da operadora e peça o seu cancelamento. Você tem direito a receber em dobro por aquilo que foi cobrado e pago indevidamente.

Os Serviços de Valor Adicionado (SVA) não são serviços de telecomunicações. Eles são opções agregadas a uma rede de telefonia, mas que vão além das funcionalidades básicas de voz e SMS.


Com informações de Anatel.

Leia também:


4 comentários:

  1. Não temos sinal da TIM no município de Frei Paulo - SERGIPE, CEP 49514-000.
    Precisamos muito que a TIM instale seu sinal em nosso município.

    Nos ajudem!!!!!!!!! a chegar essa informação até a TIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GLAYSON, você está na mesma condição que nós aqui em Goiás. Ao menos você ainda tem três (Vivo, Claro e Oi) opções de escolha aí em Frei Paulo em Sergipe já é uma vantagem. Aqui em Moiporá, Goiás no CEP 76.135-000 só temos uma única, que é a Oi. Estou como você, clamando por uma novidade e a TIM seria muito bem vinda aqui também. Sorte pra você, sorte pra mim aqui também!!

      Excluir
    2. Pois é amigo , tenho o TIM BETA e sou impossibilitado de usar. LAMENTÁVEL.
      A TIM perde clientes por não expandir sua cobertura nos municípios com menos de 20 mil habitantes.

      Excluir
  2. Já fui cobrado por serviços de antivírus e proteção das operadoras Tim e vivo. E só consegui resolver abrindo reclamação na Anatel, fui ressarcido com o valor descontado em dobro.

    ResponderExcluir