terça-feira, 21 de março de 2017

Deixar o carregador sempre na tomada pode reduzir a vida útil dele

O que você achou? 
O celular terminou de carregar? Aproveite para tirar tudo da tomada. Saiba o por quê.

Quem deixa o carregador do celular o tempo todo na tomada geralmente está em busca de praticidade: não precisa ficar procurando-o pela casa e basta conectar o celular quando precisar.

Essa prática, porém, pode reduzir a vida útil do seu carregador. Ele pode ser danificado pelas oscilações da rede elétrica, principalmente quando há picos ou quedas de luz ocasionadas por chuvas fortes. Além disso, você aumenta o seu consumo de energia e o risco de acidentes domésticos.

Vale lembrar que carregadores são projetados para ficar na tomada o tempo necessário para carregar a bateria, não para suportarem a rede elétrica por 24 horas, todos os dias, como geladeiras ou TVs.

A Anatel determina uma série de testes de segurança antes de um carregador entrar no mercado. No ensaio de “carga prolongada”, por exemplo, o carregador é deixado por 28 dias seguidos na tomada. Durante esse período, ele não pode pegar fogo e nem produzir choque elétrico. Se tudo der certo, passou no teste.

Cuidado! O mau uso do celular pode lhe causar transtornos. Não utilize equipamentos ligados à tomada, em banheiros ou lugares úmidos e evite submetê-los a temperaturas extremas.

O Brasil é campeão em raios no mundo. São cerca de 50 milhões por ano, segundo o Inpe/MCTCI. A explicação vem da posição geográfica do país, situado em zona tropical - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.

Com informações de Anatel.

Leia também:


3 comentários:

  1. Eu faço isso mas, agora, sabendo desses possíveis danos e riscos, não o farei mais..kkk,

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação. Menos riscos e menos consumo de energia.

    ResponderExcluir