28/03/2024

9 mil antenas da TIM serão atualizadas para receber 5G

Enquanto a tecnologia de internet 5G não chega, clientes de todo o Brasil receberão o LTE-Advanced, conhecido como 4.5G.



A TIM firmou parceria com a Nokia para atualizar 9 mil Estações Rádio Base (ERBs, ou simplesmente antenas) espalhadas pelo Brasil para que elas sejam compatíveis com a tecnologia de internet 4,5G (LTE-Advanced). A atualização de equipamentos, que está prevista para durar três anos, vai permitir também que a rede da TIM já esteja no ponto para receber a tecnologia 5G (quinta geração), sem precisar de grandes investimentos no futuro.

O projeto de melhoria, chamado de 4.5G Pro, vai tornar as redes prontas para operar utilizando os sinais de 2,5 GHz (já utilizado em grande parte do país), 1,8 GHz e 700 Mhz (ainda sob propriedade das emissoras de TV aberta). Por isso, a TIM é uma das operadoras que mais torcem para que nada dê errado no cronograma do Ministério das Comunicações para o desligamento do sinal analógico de televisão nos municípios brasileiros.

Em 2014, a Oi desistiu de participar do leilão da faixa de 700 MHz. Isso quer dizer que ela será uma das poucas a não poder realizar um upgrade da tecnologia 4G, pois não terá autorização para isso. A Nextel também não teve condições de comprar o seu espaço na faixa.

Com o LTE-Advanced, a cobertura 4G das operadoras deve aumentar significativamente, tanto em pequenas como em grandes cidades. Isso porque as frequências atuais (2,5 GHz e 1,8 GHz) possuem alcance curto e de grande concentração. A de 700 MHz possui ondas que se espalham com mais facilidade, chegando mais longe do ponto de transmissão. Isso quer dizer que se você já recebe sinal 4G na sua casa, por exemplo, vai notar uma melhora na velocidade e qualidade maior na navegação, com menos queda de conexão.


O valor investido pela TIM nesta atualização de infraestrutura não foi revelado.

Leia também:

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários