18/04/2024

Oi TV foi o destaque do ano de 2016. SKY foi o grande mico

Com grandes parcerias e amplo número de canais, Oi TV não para de ganhar novos clientes, mesmo com o país em crise. SKY não investe e só perde assinantes.

Fizemos um balanço do setor de televisão por assinatura no Brasil durante todo o ano de 2016. A Oi TV, atualmente quarta colocada no ranking de fatia de mercado da TV paga, foi a operadora destaque do ano passado, pois adicionou 127 mil novos assinantes na sua base, sendo a única empresa do setor a alargar o número de assinaturas.

Esse resultado mostra que a Oi ainda está colhendo os frutos do forte investimento que veio realizando na área, como o lançamento de um satélite próprio (SES-6) para abrir espaço na sua grade de programação para novos canais; parceria com o Grupo Globo para a transmissão de canais exclusivos da Globosat e afiliadas da Globo no interior; parceria com a HBO para lançamento exclusivo de serviço de vídeos no país; além da plataforma Oi Play, de vídeo on-demand. A contratação de TV paga atrelada ao novo combo Oi Total também ajudou a empresa a fortalecer as suas vendas e evitar desligamentos.

Por outro lado, o Brasil viveu um ano difícil na economia, o que fez milhares de pessoas a cortarem gastos desnecessários ou substituírem serviços mais caros por opções mais em conta. A concorrência no setor de comunicação multimídia hoje está ainda mais forte. O fortalecimento de serviços como Netflix – grande vilão das empresas de TV paga – exige uma ação por parte delas para evitar perder clientela. A Sky pecou nesse aspecto. Quando uma empresa fica parada no tempo, sem apresentar nada de novo, acaba sendo engolida pelo mercado, e é isso o que estamos vendo acontecer com a maior empresa de televisão fechada via satélite do país. Em 2016 a Sky foi a operadora que mais perdeu assinantes: 163 mil.


A base de clientes das empresas de TV por assinatura encolheu de modo geral, com exceção da Oi. Veja na linha do tempo abaixo esse comportamento:


Dezembro

No mês passado a Oi voltou a se destacar e a Sky apresentou um tímido crescimento. Veja como foi o crescimento do setor de televisão paga no último mês de 2016:

  1. Oi TV (18.176)
  2. SKY (1.695)
  3. Vivo TV (-16.020)
  4. NET/Claro TV (-48.309)


De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil perdeu 311.362 assinantes de televisão fechada durante o ano passado. Em dezembro, foram registrados 82.819 pontos de acesso a menos.

Leia também:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários