sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Primeira internet 4G de Fernando de Noronha é instalada pela TIM

O que você achou? 
TIM está utilizando três frequências no arquipélago. Operadora garante que 3 mil municípios brasileiros serão cobertos com internet 4G nos próximos 2 anos. Imagem: mapa da sessão Torres do Minha Operadora.


A TIM tem mostrado que a região nordeste está no seu foco de investimentos para ampliação de cobertura. Dessa vez, a operadora escolheu a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, para ser a milésima localidade a receber a instalação da rede de internet móvel de quarta geração (4G/LTE). É a primeira vez que a população do arquipélago está tendo contato com a tecnologia.


Para cobrir Fernando de Noronha, a TIM teve que montar uma estrutura capaz de possibilitar uma comunicação de alta velocidade entre as suas duas antenas na ilha e o satélite da constelação O3b, principalmente porque a companhia está utilizando três sinais de radiofrequências diferentes para a transmissão: 700 MHz, 1,8 GHz e 2,6 GHz.

"Estamos oferendo o que há de melhor em infraestrutura de rede, com a combinação de três frequências diferentes para aumentar a capacidade e qualidade aos usuários", disse o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis, que comemorou ainda o atingimento da meta de 1 mil municípios com cobertura 4G em 2016. Em 2017, a TIM pretende dobrar esse número, atendendo mais de 90% da população urbana do país em 2 mil cidades, e para 2018 a meta é triplicar a cobertura atual.

Dados da Cobertura 4G no Brasil

  • TIM - líder (1.000 cidades - 61,4% da população)
  • Claro - vice-líder (383 cidades - 55% da população)
  • Vivo - terceira colocada (244 cidades - 50,4% da população)
  • Oi - quarta colocada (147 cidades - 45,7% da população)
  • Nextel - lanterna (10 cidades - 5,1% da população)

Leia também:


3 comentários:

  1. A claro tbm anda ampliando a cobertura. Por exemplo a onde meus pais moram em Rio Grande da Serra-SP não tinha 4G de nenhuma operadora, mas acredito que faz poucos dias e a Claro agora tem 4G aqui... Em breve a claro vai divulgar essas expansões pq no site ainda não consta nada... Aí veremos realmente quem ganha rsrs

    ResponderExcluir
  2. O 4G da tim que esta disparado uma aerea absurda de 58% da população brasileira,a claro apenas 23%,a TIM vem reproveitando a faixa de 1.800 MHz, atualmente utilizada na rede 2G, para expandir a cobertura. O desempenho de cobertura é muito superior nessa faixa em relação ao padrão de 2.600 MHz, uma vez que frequências menores apresentam maior penetração de sinal.voce diz a claro tem 4G ai né. mas a claro nao tem uma evoluçao comparado com a tim, ao voce diser veremos quem ganha, alis deveria retirar isso,pois falando em ganhar, quem ganhou foi a tim em ultrapassar a claro sendo a segunda maior operadora do brasil em numero de clientes,e a primeira disparada na cobertura 4G.

    ResponderExcluir