28/03/2024

Queda no número de clientes móveis da Oi em setembro assusta

Não se engane: todas as operadoras estão perdendo clientes no pré-pago, e não são poucos. Veja o relatório completo.

Saíram os números que mostram o desempenho do setor de telefonia celular brasileiro mensalmente. Os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam para uma fuga desesperada de clientes da Oi (695.242 linhas desativadas) em setembro. Mais do que a perda de TIM (-267.134) e Claro (-164.656) juntas.

A situação da Oi seria ainda pior se ela não tivesse os novos planos de conta Oi Mais. Nesse segmento a companhia atraiu 17 mil novos assinantes. Os planos pós-pagos da Claro (+185 mil) e TIM (+140 mil) também estão ajudando para que a situação de ambas não fique pior do que já está.

Focando no pós-pago, Nextel e Vivo continuam alargando suas bases de usuários. A primeira deu boas-vindas a 28.449 titulares e a segunda teve um resultado próximo: 25.854 a mais. Detalhe importante: a Vivo também perdeu muita gente no pré-pago, 266 mil acessos, mas a sua reação no pós conseguiu ser mais forte que a queda e a fez ter esse pequeno saldo positivo.


Em apenas um mês, a tecnologia 4G/LTE passou a ser utilizada por 3,04 milhões de terminais, fechando o nono mês do ano com 49,3 milhões de usuários. O 3G caiu, de 134,1 milhões de acessos para 131,4 milhões.

No geral, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) perdeu 1,05 milhão de terminais de voz e dados e agora possui 251 milhões de chips em operação. São 121,79 linhas móveis ativas para cada 100 brasileiros, segundo métricas de teledensidade divulgadas pelo IBGE. Os especialistas do setor continuam apostando no abandono de chips secundários como causa dessa queda tão acentuada, que, como você vem acompanhando aqui no Minha Operadora, vem acontecendo há algum tempo.

Leia também:

9 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários