28/03/2024

Claro quer comprar Oi, diz presidente da América Móvil

Caso compra seja realizada, Claro, NET e Embratel vão liderar em todos os segmentos de telecomunicações do Brasil, com mais da metade dos clientes.


O grupo mexicano América Móvil, dono das operadoras NET, Claro e Embratel, possui interesse em adquirir ativos de todas as áreas de telecomunicações da Oi (telefonia fixa, móvel, internet e TV por Assinatura). A informação é confiável, pois foi dada por ninguém menos do que o próprio diretor presidente do grupo, Daniel Haji, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

De acordo com Haji, apesar do interesse, a América Móvil está acompanhando o desenrolar do processo de recuperação judicial da Oi, bem como aguarda o esclarecimento de como a Oi desejará vender os seus ativos, como o Governo brasileiro reagirá a intenção de aquisição e do quanto precisará gastar para concluir a compra da sua rival. “A consolidação será muito boa para o Brasil e para o mercado. Estou muito interessado em participar da consolidação no Brasil, mas não sei como será feita”, afirmou.

Segundo a revista Exame, a TIM também estaria na mira da América Móvil. No ano passado, o grupo mexicano até tentou realizar um acordo com a Oi para, juntas, comprarem e fatiarem a TIM. Mas a operadora italiana negou a proposta na época.

Caso a intenção de Carlos Slim, dono da América Móvil e quarto homem mais rico do mundo, se concretize, o país ficará com um mercado de telecomunicações mais concentrado. Para o consumidor, isso não deve ser tão bom, pois a perda de um competidor afeta negativamente a concorrência do setor. Por isso, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, está sendo muito procurado pela imprensa para falar sobre o assunto.

Em entrevista divulgada por diversos veículos no final de agosto, Kassab foi enfático ao afirmar que não enxerga a consolidação do setor de telecom como algo negativo, desde que o mercado possua pelo menos três grandes competidores. “Existe a suposição, feita por alguns, de que a Oi poderá ser comprada por algum outro grupo […] Se isso acontecer, é preciso assegurar que o País tenha
no mínimo três grandes players”, disse.

Participação de Mercado

A América Móvil já é líder no setor de televisão por assinatura e de banda larga fixa. No mercado de celular, está atualmente na vice-liderança. Veja agora a concentração de mercado que Claro, NET e Embratel terão caso a Oi seja incorporada em seus negócios.

Televisão por Assinatura:

  • Claro TV/NET (1º Lugar) – 58,4% do mercado
  • SKY (2º Lugar) – 28,3%


Internet Fixa:

  • NET/Embratel (1º Lugar) – 55,9% do mercado
  • Vivo (2º Lugar) – 28,3%


Celular:

  • Claro (1º Lugar) – 44% do mercado
  • Vivo (2º Lugar) – 29%



Leia também:

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários