terça-feira, 12 de julho de 2016

Medo? Vivo é a única empresa a perder clientes na banda larga fixa

O que você achou? 
Em maio, mês em que o debate sobre a imposição de limites na internet fixa atingiu o seu auge, Vivo viu clientes irem embora.


A internet banda larga no Brasil continua com expressivo crescimento. Em maio, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que foram gerados 146,5 mil novos pontos de acesso legais no país, tendo o setor fechado o mês com 26,04 milhões de acessos.

Porém, a Vivo Fibra (que agora também responde pelos clientes da antiga GVT) não foi beneficiada por esse crescimento do setor. Pelo contrário, perdeu 2.101 clientes num mês em que a discussão sobre a limitação da internet estava bastante em alta. A divulgação na imprensa de que a companhia é a maior interessada em adicionar franquia de dados nos seus planos, podem ter afugentado alguns consumidores.

Além da Vivo, nenhum outra grande empresa perdeu clientes. O grupo de telecom formado por NET e Embratel liderou os ganhos ao adicionar 28.442 usuários à sua base.

Outra operadora que foi muito bem e ficou na vice-liderança do crescimento da banda larga foi a TIM Live, serviço de internet fixa da operadora de celular. Mesmo tendo suas operações concentradas em poucas cidades do sudeste do país, a TIM atraiu 12.687 novos internautas.

Falando nisso, o serviço de internet da TIM agora está tecnicamente empatado com a SKY Banda Larga em número de assinantes. Diferentemente da TIM Live, que é prestada por fibra óptica, a internet da SKY possui uma cobertura maior (118 cidades em 24 estados brasileiros) pois é transmitida através de faixa de frequência da tecnologia LTE/4G. Apesar disso, é categorizada como internet fixa pela Anatel. Ambas as empresas estão comemorando o alcance de 300 mil clientes cada uma. A SKY fez até um vídeo de agradecimento pela confiança:


A SKY adicionou 8.293 novos usuários durante o quinto mês do ano. Oi Velox (5.909) e Algar Telecom (1.745) também fecharam maio com crescimento.

Acompanhe o desempenho de cada tele no gráfico interativo abaixo:



Em maio o serviço de internet banda larga penetrava em 39,05% das casas do país, alta de 0,21% em comparação com o mês de abril.

O Minha Operadora está realizando uma enquete para descobrir qual operadora tem a melhor cobertura de internet fixa no país. Até o momento, 38,44% dos participantes marcaram que o Oi Velox possui cobertura na sua rua, enquanto que o Net Vírtua é o segundo colocado em disponibilidade técnica, com 21,17% dos votos.

Veja o resultado completo da enquete abaixo, ou se ainda não votou, aproveite a oportunidade!


Leia também:


2 comentários:

  1. As operadoras acham que ainda existem clientes idiotas ou ignorantes. Estes são a extrema minotia.

    Atualmente todos acompanham comentarios e noticias.

    Por que ninguem esperneou sobre a limitacao na banda larga movel? Pq as pessoas sabem da limitacao das redes sem fio. Podia ser melhor (dizem que as operadoras usam menos de 30% da capacidade)? Podia! Mas as pessoas entendem.

    No caso da internet fixa, todos sabem que a intencao era lucrar e lucrar... entao reprovam a medida. Quem nunca correu atras de wifi pq o pacote movel acabou? Com limitacao as pessoas sabem que perdem.

    ResponderExcluir
  2. estranho não terem citado os lideres do ranking, como belfibra, copel e outros que trabalham nos estados, são os que mais ganharam clientes de banda larga este ano.

    inclusive eu abandonei a gtv (que ERA a melhor, abandonei no exato momento que a pior de todas "vivo" os comprou, quase me dei mal, porque 1 mês de demora foi o suficiente para me roubarem mais de 100 reais e prestarem um serviço violentamente porco) e eu então fui para o serviço da copel, todas as pessoas que conheço que eram da gvt, foram para a copel.

    ResponderExcluir