quinta-feira, 7 de julho de 2016

Novo aplicativo da Anatel compara planos e preços das operadoras

O que você achou? 
Consumidor terá mais poder de escolha ao comparar ofertas das operadoras. Conheça ainda o Melhor Plano, uma plataforma on-line que já faz exatamente isso.



O aplicativo para smartphones de "Comparador para Consumo Consciente das Telecomunicações", proposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi aprovado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos (CFDD). A função do app é ter um sistema que reúna todas as ofertas das empresas de telecom e aponte para o usuário a mais adequada para o seu perfil de consumo.

Agora a Anatel vai receber R$ 190,5 mil do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) para contratar a empresa que vai desenvolver o aplicativo de acordo com o projeto previsto pela agência reguladora. A previsão é que esse período dure 12 meses.

Como escolher o melhor plano para você?

Antes de tomar uma decisão, é importante conhecer seu perfil de consumo e as ofertas disponíveis. As operadoras devem disponibilizar nos seus sites o perfil de consumo do usuário e um comparador de ofertas da empresa.

Entenda melhor:

Perfil de consumo

Seu perfil de consumo dos últimos três meses fica disponível no espaço reservado ao consumidor no site da operadora. Conhecendo seu perfil, você evita contratar um plano com serviços que não vai usar. Se você fala pouco ao celular, por exemplo, não vale a pena contratar um plano que tem como foco o serviço de voz. É melhor procurar um plano adequado ao seu consumo de dados.

Comparador de ofertas

As teles disponibilizam mecanismo de comparação de seus planos de serviços e promoções. A ferramenta é aberta para clientes e para não clientes que queiram pesquisar preços e ofertas. Ela funciona com base em faixas de consumo, a partir das quais o consumidor escolhe a opção mais próxima do que usa ou deseja usar. Assim, os interessados conseguem identificar a opção mais adequada a seu perfil de consumo. A operadora, no entanto, não é obrigada a apresentar ofertas da concorrência.

Melhor Plano - Uma ferramenta on-line que já está disponível

Pode ser bem difícil escolher o melhor plano para ativar no celular. Além de ter que ver qual empresa funciona melhor na sua região, o consumidor tem que analisar a quantidade de minutos oferecidos para falar, a quantidade de internet para navegar, tarifa de serviços adicionais... Às vezes existem planos vantajosos que não são tão divulgados pelas teles, e o usuário acaba perdendo muito dinheiro.

O site "Melhor Plano" fornece uma grande ajuda nesse sentido. Basta montar o plano ideal para você, que o site apresenta uma lista com todas as promoções disponíveis em várias faixas de texto, de todas as operadoras disponíveis na localidade desejada.

Ainda é disponibilizado um mapa interativo que revela a melhor operadora de telefonia em cada estado brasileiro, de acordo com os parâmetros da Anatel. Faça o teste:


Melhor Plano


Com informações de Anatel.

Leia também:


Um comentário:

  1. Aplicativo muito bom, sera bem vindo... as pessoas costumam ficar pulando de operadora quando dai uma promocao nova e o aplicativo vai ajudar muito.

    ResponderExcluir