quarta-feira, 4 de maio de 2016

Vai contratar um combo de telecomunicações? Veja alguns cuidados

O que você achou? 
Nenhuma operadora pode obrigar você a fazer um combo para contratar determinado serviço.


Três grandes operadoras de telefonia apostam na venda de combo de serviços para atrair o consumidor. A Oi lançou no final de março o Oi Total acompanhando uma nova marca. A Vivo comprou a GVT para poder atrelar serviços fixos ao celular em centenas de cidades brasileiras. Claro/NET também oferecem juntas o Combo Multi.

Antes de tudo, você sabe o que é combo?

O combo é a oferta combinada de diferentes serviços (TV por assinatura, banda larga e telefonia fixa, por exemplo) com um único contrato e um único documento de cobrança.
  • Na oferta, a prestadora tem de informar o preço de cada serviço no conjunto e também quanto custa cada um de forma avulsa.
  • No ato da contratação, a prestadora deve entregar ao cliente:
  1. O contrato de prestação do serviço.
  2. Todos os planos de serviço associados ao contrato.
  3. Login e senha para acesso ao espaço reservado ao consumidor no site da prestadora.
  • Não é possível cancelar apenas um dos serviços do combo, o contrato do combo deve ser cancelado como um todo.

Mas atenção: Se quiser adquirir um serviço individual, a operadora não pode obrigar você a contratar um combo para ter acesso àquele serviço. Isso seria venda casada, proibida pelo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

Ah, e é bom que fique sabendo que caso opte por contratar um serviço individualmente, seu preço não pode ser maior que o preço total do pacote.

Com informações de Anatel.

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Um comentário:

  1. "...um serviço individualmente, seu preço não pode ser maior que o preço total do pacote"

    De que adianta essa regra? o preço do COMBO (internet + telefone) é de 139 reais, mas na promoção custa 129,90 e o preço da internet avulsa é de 128 reais, 1 real a menos que o preço da oferta COMBO.
    Parabéns ANATEL

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