segunda-feira, 9 de maio de 2016

Conar pune TIM por comercial com chips da concorrência sendo jogados fora

O que você achou? 
Claro e Vivo abriram processo contra a TIM alegando que ela denigre a concorrência no vídeo. Veja como a campanha ficou depois da alteração.



O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) confirmou ao Minha Operadora que os comerciais "Novo Plano TIM - Você Com um Chip Só" e "TIM - Apenas R$ 7,00 por 7 Dias" sofreram alteração a pedido do órgão em março.

A denúncia das campanhas foi feita pela Claro, alegando que faltam aos comerciais informações importantes sobre a promoção divulgada que podem levar o consumidor ao engano e que, ao sugerir que os chips das outras empresas devem ser jogados no lixo, a TIM está ofendendo e denegrindo a imagem da concorrência.

Para se defender, a TIM rebateu as acusações ferozes da Claro ao dizer que as campanhas contém informações suficientes para entendimento da mecânica das ofertas divulgadas, e negou que tenha tido a intenção de denegrimento da imagem de alguma outra empresa.

Não adiantou. O Conar decidiu que as duas características da campanha da TIM passassem por alteração. Eu seu voto, a relatora Larissa da Silva Moré entendeu que, apesar de todas as informações estarem presentes no site, o anúncio em TV da operadora realmente carece de informações adicionais para o entendimento do plano pelo consumidor, principalmente sobre as regras de renovação. O pensamento foi acolhido por unanimidade pelos conselheiros.

Sobre a queixa de propaganda comparativa denegritória, Larissa também concordou que exista, mesmo que não seja mencionada uma operadora em específico. Por isso, a relatora solicitou que fosse removida qualquer menção ao ato de jogar o chip fora das outras empresas do setor, de qualquer campanha publicitária da TIM. Este segundo pensamento foi apoiado pela maioria dos conselheiros presentes, e por isso a operadora recebeu o pedido de alteração.

A Vivo já havia representado contra os comerciais no mês de fevereiro pelo mesmo motivo, mas, estranhamente, o pedido de alteração da empresa foi negado na reunião comandada pelo relator Sérgio Pompílio e a denúncia foi arquivada. Talvez por ver que a Vivo perdeu no seu pedido, a Claro decidiu entrar com força para derrubar a campanha da TIM, e conseguiu.

Esta foi a principal campanha afetada:



Aproveitando o novo posicionamento de marca "Fazer Diferente", que ganhou também um logotipo totalmente novo, a TIM tirou do ar todas as campanhas antigas e relançou os comerciais das suas principais ofertas. No comercial que promove o TIM Pré depois da alteração, ainda é possível ver rostos sorridentes com a menção "você com um chip só", mas nada de SIM cards sendo jogados para todos os lados:



Campanha do Vivo Renova também sofreu alteração

Um cliente paulistano da Vivo enviou uma representação ao Conar alegando propaganda enganosa do filme "Vivo Renova - Traga Seu Aparelho Antigo e Ganhe Descontos", que viu em um jornal. Ele relatou que, depois de ter esperado por um longo tempo na fila, o vendedor da loja alegou que o aparelho dele não participava da promoção.

A Vivo disse que o consumidor teve acesso ao site da empresa, onde contém todos os detalhes acerca do serviço Vivo Renova. Mas, por unanimidade, o Conselho decidiu que a operadora deve sublinhar as ressalvas à oferta no próprio anúncio, não sendo suficiente que os detalhes da campanha estejam presentes apenas na internet.

O pedido de alteração da campanha, feito pelo relator Márcio Quartaroli, foi aceito por todos os presentes.

Leia também:


2 comentários:

  1. eu quero o melhor para os clientes . quem fizer mais é claro que os clientes vão migrar pra operadora melhor .venho percebendo que a tim picota o zap . qundo a gente esta conversando eles bloquia as ligações e a gente tem que ligar novamente . como não uso outra operadora ainda , não sei como funciona as outra . mais a tim está uma merda .se eu tenho o combo , não posso usar o zap direito que eles picota a ligação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça de boas, você vai poder ir pra qualquer operadora em qualquer lugar do mundo que o "zap" vai picotar, não tem nada haver com a operadora, simplesmente o app ainda não é otimizado suficiente para ligações VOIP, que são os tipos de ligações feitas pelo whatss, viber, skype...dentre esses o SKYPE se sai mil vezes melhor, a qualidade é de outro mundo, não mude de operadora mude de aplicativo. ;)

      Excluir