sábado, 30 de abril de 2016

Executivo de operadora de telefonia é vítima de pegadinha do Reclame Aqui

O que você achou? 
No vídeo "O Jantar da Vingança", site de reclamações faz diretores de empresas sentirem na pele o constrangimento de um atendimento ruim.


O site Reclame Aqui, super conhecido dos brasileiros quando o assunto é reclamar de alguma empresa na internet, divulgou o vídeo "O Jantar da Vingança", que nada mais é do que uma pegadinha realizada com alguns representantes das empresas mais reclamadas no site. Entre os participantes está o diretor de marketing de uma empresa de telecomunicações.

Convidados para um jantar especial, os executivos se deparam com um mal atendimento, e reclamam bastante, com direito até a palavrões e "vou jogar essa água na cabeça dele". No final do vídeo, o garçom traz uma quantidade considerável de papéis contendo reclamações dos seus clientes. Na capa está estampada a mensagem: "Você se sentiu desrespeitado? [O número de reclamações] consumidores da sua empresa também estão se sentindo assim".

Segundo a comunicação do Reclame Aqui, toda a situação é verdadeira. A identidade dos executivos não foi divulgada, mas no final do vídeo alguns números revelam a quantidade de reclamações que cada empresa recebeu no site. Isso foi o bastante para que pudéssemos comparar os dados apresentados no filme com o total de reclamações das empresas no Reclame Aqui.


De qual operadora estão falando?

No vídeo, são divulgados três números de reclamações, que são entregues para cada diretor: 22.015; 64.086 e 34.466. Não foram divulgados detalhes sobre a que período o Reclame Aqui está se referindo, mas como o total de reclamações das empresas no geral seria muito maior do que esses, é provável que o site esteja falando do ano de 2015.

O setor de telecom é disparado o mais reclamado, por isso, é natural que o maior número da lista seja dessa tal operadora de telefonia. A empresa que mais se aproxima de 64 mil reclamações é a Oi, que recebeu em 2015 um total de 65.954 reclamações. No entanto, a NET foi a mais reclamada, com 100.272 reclamações no ano. Depois vem a Vivo: 83.241 queixas.

Ainda em 2015, a Claro é a terceira operadora mais reclamada, com 57.278 reclamações. A TIM vem em seguida com 52.817 publicações de consumidores.




Entramos em contato com a Oi, com a Vivo (porque ela é a operadora de celular mais reclamada do site) e com o Reclame Aqui para saber mais detalhes do critério utilizado no vídeo. Assim que um deles der um retorno que justifique uma atualização, adicionaremos a este artigo.

Mas e você, sabe de qual operadora é este diretor de marketing?

Telefônicas no Reclame Aqui

As operadoras telefônicas têm uma péssima relação com o site Reclame Aqui. Das mais conhecidas, apenas a NET (classificada como Regular), Claro TV (Boa), Algar Telecom (Ótima), Sercomtel (Ruim) e Copel Telecom (Boa) respondem solicitações realizadas através do canal.

A principal justifica dada pelas empresas para não interagirem com os consumidores pelo Reclame Aqui é a cobrança de um software pela empresa que administra o site - HugMe - para que as teles possam ter acesso as métricas necessárias para avaliar e melhorar os seus respectivos desempenhos na plataforma.

Leia também:


4 comentários:

  1. Parabéns ao reclame aqui isso foi pouco dentro da falta de respeito com os seus cliente,continui assim reclame aqui quem sabe eles criem vergonha na cara e pare com esse papo de limitar nossa internet fixa pois quem paga eles somos nos.

    ResponderExcluir
  2. não estou satisteita com a operadora tim . tenho plano de 7,00 real fale avontade por 7 dias . mentira , eu coloco 7,00 real só ligo pra mim no estado do paraná e logo vem o recado que estou sem creditos obs; falo 15 minutos com ela moro em são paulo santo andré . não tem como eu reclamar . o contrato é bonus , porque tenho internete na minha casa . mais eu não saio com meu celular e não ligo pra mais ninguem com o bonus , eu só consigo falar 3 veses com ela , que daria 15 minutos por vez . se é 7,00 real fale a vontade com qualquer operadora , ela esta quebrando o acordo , quanto a vivo eu tenho um plano fale a vontade de vivo pra vivo , mais venho percebendo que eles estão controlando as ligacões , qundo ligo pra alguem derrepente a ligação cai e quando vou rentornar a ligar dá sinal de ocupado . depois de uns 10 minutos é que consigo retornar e falar novamente . quanto a nete , estou sentindo que esta devagar , tenho 15 megas , o que será de nos .

    ResponderExcluir
  3. Publiquem os nomes, telefones e emails dos diretores executivos, assim todos podem fazer a reclamação direta para eles sem a horrivel participação dos seus serviços de atendimento inoperantes.

    Bom eu gostei da idéia vou iniciar um ação de entupir as caixas desses senhores donos de muitas mazelas com nossa sociedade. vou publicar seus nomes e telefones assim que eu encontrar tudo no google e sites de relacionamento, sugiro todos façam o mesmo invadam as caixas de emails de todos responsáveis por serviços mau prestados.

    ResponderExcluir
  4. O Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e o Procon ajuizaram na última terça-feira (13/03) ação civil pública coletiva com pedido de antecipação dos efeitos da tutela contra a empresa de telefonia TIM Nordeste Telecomunicações S.A, pela má qualidade de serviços prestados pela operadora.
    A ação foi subscrita pelos promotores de Justiça Max Martins de Oliveira e Silva e Denise Guimarães de Oliveira, da Promotoria Coletiva Especializada da Defesa do Consumidor da Capital, e Delfino Costa Neto, do Núcleo de Defesa do Consumidor; e também pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AL, José Tenório Gameleira, e pelo superintendente do Procon, Rodrigo Santos Cunha.
    O processo está tramitando na Justiça Estadual sob o nº 0704714-11.2012.8.02.0001.
    A TIM cobrou em meu cartão de crédito e depois mandou a fatura dizendo que eu estava devendo e cancelou meu plano.
    Vou levar o caso para delegacia e depois para a OAB e depois para o Procon e depois para o Ministério Público.
    Comprei outros planos da TIM com a promessa de que a minha linha fosse colocada no cartão de crédito. Agora a TIM coloca uma coisa em suas propagandas e na prática faz o seu consumidor ter até problemas psicológicos e também atingir a honra de seu cliente. Quando vou tratar com as pessoas que atendem, estas vêm com as mais variadas informações. Tudo desencontrado. Cancelaram o meu plano. E não dão nenhuma garantia de voltar ao plano original. Informam que eu, como cliente, nunca paguei no cartão de crédito e todo mês vem o débito na minha fatura. Depois mandam a fatura para o endereço da pessoa e que nunca chega e depois cancelam o plano. Paguei a fatura para reativar o plano e depois cobrar judicialmente e a TIM não reativa o meu plano. Imagine se a TIM está fazendo isso com outros consumidores de cartão de crédito Brasil a fora. Por não acontecer nada com esses políticos é que esta empresa não está nem aí para o seu cliente. Aqui em Alagoas a TIM já sofreu uma civil pública e continua praticando estes tipos de atos.

    ResponderExcluir