segunda-feira, 4 de abril de 2016

Atrasei o pagamento da conta do telefone. O que pode acontecer?

O que você achou? 
Mesmo num momento de crise econômica, saiba quais os seus direitos em caso de atraso no pagamento da conta de celular. 


A conta de telefone foi entregue, o dia de pagamento passou e o consumidor ainda não sabe quando poderá pagá-la. Essa situação pode trazer alguns transtornos, e é importante conhecer seus direitos e deveres para não sofrer abusos.

O que pode ocorrer enquanto a conta não é paga?


1. Notificação


Instrumento pelo qual o consumidor é avisado formalmente de que há uma conta em aberto. Essa comunicação deve ser feita antes de qualquer outra atitude.

Prazo: somente 15 dias após notificar o consumidor é que a prestadora pode iniciar a suspensão parcial.

2. Suspensão parcial

O consumidor deixa de usufruir de alguns serviços. Nas telefonias fixa e celular, o consumidor não pode fazer chamadas, enviar mensagens de texto nem outras facilidades que gerem custo. Também não recebe ligação a cobrar. Porém, pode realizar ligações para números de emergência, como polícia e bombeiros.

Prazo: após 30 dias do início da suspensão parcial, a operadora pode suspender totalmente os serviços.

3. Suspensão total

Todos os serviços deixam de ser prestados.

Prazo: após 30 dias da suspensão total, a prestadora pode rescindir o contrato.

4. Rescisão

O contrato entre o consumidor e a prestadora chega ao fim.

5. Reativação

Se o consumidor pagou os valores atrasados antes da rescisão, o serviço deve voltar a funcionar normalmente em 24 horas, a partir do conhecimento da quitação do débito ou da inserção de créditos.

Com informações de Anatel.

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