21/04/2024

Nextel é a nova líder em clientes 4G no Rio de Janeiro

Planos de se concentrar apenas no mercado brasileiro parecem estar dando certo, e Nextel ameaça pela primeira vez a concorrência.

A Nextel surpreendeu o mercado de telefonia móvel brasileiro ao conseguir a sua primeira liderança: a de market share (participação de mercado) na tecnologia LTE/4G. Segundo cálculos realizados pela consultoria em telecomunicações Teleco no DDD 21 (Rio de Janeiro), a Nextel terminou o ano de 2015 com 27,4% do mercado 4G, tendo ultrapassado a Vivo (26,1%) em outubro do mesmo ano.

O ranking do mercado de internet 4G continua com a Claroobtendo 20,4% do número total de clientes no DDD 21, seguida pela TIM (14,9%) e Oi (11,1%).


Depois de vender suas operações em outros países da América Latina, como Argentina e Chile, a norte-americana NII Holdings (dona da Nextel) bateu o martelo e disse que vai continuar com sua estratégia de crescimento voltada apenas para o Brasil. O próximo passo para isso já foi anunciado: levar a cobertura 4G também para a cidade de São Paulo.

No leilão de faixas de frequências de 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.500 MHz, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro de 2015, a Nextel foi a empresa que aceitou pagar mais caro por um único lote: R$ 455 mil pelo lote com frequência de 1.800 MHz para atender a capital paulista e regiões próximas.

A empresa conta com o apoio de Francisco Valim na diretoria desde agosto de 2015. Valim é experiente no mercado de telecom, visto que já foi ex-presidente da Oi e da NET.

Boa participação no pós-pago

A Nextel também vem obtendo um grande destaque no segmento de planos de conta (pós-pago). Isso porque, apesar de concentrar suas atividades apenas nas grandes cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a operadora norte-americana agora consegue se aproximar ou até ultrapassar gigantes como Oi e TIM.

No Rio de Janeiro (DDD 21), a Nextel já está no terceiro lugar na lista das maiores empresas de pós-pago, com 16,5%, tendo ultrapassado TIM (11,9%) e Oi (14,9%).


Em São Paulo, a Oi (com 7,8% de participação no pós) está muito ameaçada pela Nextel, que já chega encostando com 7,5% de market share.


Cobertura 4G no Brasil

É bom que fique registrado, no entanto, que nem tudo são flores. Mesmo fazendo um tremendo sucesso no Rio de Janeiro, a Nextel está longe de ter uma rede 4G digna de poder competir com as demais. Dados mais recentes (divulgados em fevereiro), apontam que a operadora cobre apenas 10 municípios com a tecnologia. Todos no Rio de Janeiro.

A TIM é a empresa que possui a maior cobertura 4G do país, com 421 municípios cobertos. Ela é seguida pela Claro (189 municípios), Vivo (183) e Oi (147).


Vale lembrar que a tecnologia 3G da Nextel é prestada por meio de uma parceria com a sua concorrente Vivo, o que permitiu a Nextel ampliar em tempo recorde a sua cobertura de internet banda larga móvel.

Leia também:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários