14/03/2024

Vivo quer saber se você tem interesse na cobertura 4G em sua cidade

Aplicativo Vivo Sinal chega para tentar melhorar ainda mais a cobertura da maior operadora do Brasil.

O “Vivo Sinal” é um aplicativo, lançado pela Vivo no final do ano passado, que busca mapear a cobertura das três tecnologias móveis que a operadora utiliza: 2G, 3G e 4G. Ele começou em fase de testes (beta) apenas com a participação de alguns usuários escolhidos pela própria empresa. Apesar de continuar na versão beta, o app recebeu a sua última atualização agora no dia 16 de março, passando a permitir que todos usufruam dos seus benefícios.

Além de poder checar se no seu bairro tem rede 3G ou 4G, por exemplo, também dá para notificar a Vivo sobre eventual interesse em receber um upgrade de tecnologia na sua localidade. Apesar de não ser gerado nenhum número de protocolo, a operadora garante monitorar o Vivo Sinal constantemente, e ao perceber um grande número de interessados por alguma tecnologia numa determinada região, reunirá sua equipe técnica para estudar a viabilidade de instalação da rede esperada pela população.

Quem já possui cobertura da operadora também pode utilizar o aplicativo. Sempre que estiver enfrentando uma constante indisponibilidade na rede, dificuldade para conversar durante uma chamada, ou estiver com acesso lento à internet, o cliente deve utilizar o Vivo Sinal para receber recomendações por escrito de como resolver o problema. Se ainda assim não funcionar, é possível reportar o caso para a Vivo.


Por ainda não estar recebendo nenhum tipo de investimento em divulgação pela operadora, o Vivo Sinal só foi baixado por menos de 100 pessoas até agora. Mas os poucos que deixaram nota na loja de aplicativos do Android, a Google Play Store, parecem ter gostado do que viram. O app já começou com uma avaliação de cinco estrelas. Se você tem iPhone, pode ser o próximo a baixar clicando aqui.

Outros aplicativos de cobertura

Não é só a Vivo que tem aplicativo para avaliar cobertura e qualidade de sinal. Essa modalidade de atendimento voltado para a infraestrutura da empresa começou com a TIM, depois do lançamento da plataforma “Portas Abertas”. Enfrentando uma grande pressão dos órgãos regulatórios por conta da fragilidade do seu sinal em meados de 2012, a operadora encontrou, por meio do serviço, uma forma de tranquilizar os seus clientes.

Poucas semanas depois da TIM, o “Oi Spot” chegou, voltado exatamente para cumprir o mesmo dever da concorrente: receber contribuições dos próprios usuários para avaliar e melhorar a qualidade da rede Oi.

A Anatel também mantém um aplicativo para smartphones Android, iOS e Windos Phone. Chamado de “Serviço Móvel”, dá para monitorar até qual operadora possui o melhor desempenho – com gráficos contendo a quantidade de torres e índice de queda do sinal – em cada cidade brasileira.

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