sexta-feira, 4 de março de 2016

Anatel pede para que Vivo não reclame mais das obrigações do 4G

O que você achou? 
Operadora insiste em questionar os critérios usados para expansão da rede 4G.


A Vivo entrou com um recurso na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando a revisão da obrigação de a operadora ter que cobrir áreas urbanas próximas ao distrito sede de cada cidade. Segundo a operadora, esta obrigação ampliaria muito a cobertura, sem necessidade.

Segundo o edital do leilão das faixas de frequência para transmitir a internet de quarta geração, as empresas de telefonia responsáveis pela instalação dos equipamentos LTE devem cobrir até metade (50%) da área urbana próxima ao centro de cada município.

Em resposta, a Anatel decidiu manter todas as regras já acordadas tanto com a Vivo como com as demais operadoras, e solicitou que a empresa da Telefônica pare de questiona-las, pois seria um "enriquecimento sem causa" da empresa não cumpri-la. A Agência reforça ainda que desde o leilão de instalação da tecnologia 3G no país que adota a mesma regra, e nenhuma operadora reclamou até hoje do método utilizado.

Dados da internet 4G

Apesar de ter a liderança absoluta em cobertura de rede 3G, a Vivo perdeu a sua majestade no que se refere a instalação da 4G. A TIM é quem possui a cobertura majoritária da tecnologia no Brasil, com 411 municípios cobertos, seguida pela Claro (189 municípios), Vivo (183), Oi (147) e Nextel (10).


Leia também:


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A TIM já está com mais de 411 municípios com 4G, quero que a Anatel atualize logo essa lista. Em dezembro de 2015 por exemplo, aqui no Sul Fluminense, o 4G estava presente em metade das cidades. Agora em março, só 1 município da região não está coberto com a tecnologia. Minha cidade em 8 mil habitantes e recebeu o 4G primeiro que a cidade vizinha, Valença, que tem 80 mil hab e recebeu duas antenas 4G agora no fim de fevereiro. E até na região Norte do RJ, a TIM tá ampliando o 4G e até o 3G, lá a Vivo domina, bom a TIM investir pesado no Estado do Rio.

    ResponderExcluir
  4. A Nextel expande a cobertura 3G sorrateiramente. Sei por residir em uma cidade onde recentemente foi habilitada cobertura mas os índices continuam a mesma coisa. Quanto ao 4G da TIM: Assim como o primeiro salto repentino no número de cidades cobertas creio que seremos surpreendidos com mais outro salto em breve.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto o 4G decola, em Goiás, há ainda muitos municípios de pequeno porte que sequer tem 2G da Tim. Aqui no Estado de Goiás impera a Claro por ter uma excelente cobertura 2G e 3G nos municípios de pequeno porte e isso reflete bastante na grande capital Goiânia. A Tim deixa muito a desejar, cobre não muitos municípios e menospreza os pequenos centros como se não existissem!

    ResponderExcluir