20/04/2024

Na TV Paga, SKY e Oi TV são as únicas a crescer em dezembro

Vivo/GVT e NET/Claro TV decepcionaram. Analise os gráficos completos.


Já temos os números referentes ao mês de dezembro de 2015 do setor de televisão por assinatura no Brasil. Os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que apenas SKY e Oi TV conseguiram crescer. Vivo/GVT e NET/Claro decepcionaram.

A SKY conseguiu apresentar o melhor desempenho ao acrescentar mais 31.169 usuários à sua base. A Oi cresceu um pouco: 1.411 clientes a mais.

Por outro lado, o grupo formado por NET e Claro TV teve o pior desempenho. Foram registrados menos 91.919 assinaturas. Apesar de agora estarem juntas, Vivo TV e GVT TV não param de cair, dessa vez foram -42.706 clientes.

Acumulado de 2015

No acumulado do ano de 2015 temos o grupo Telefônica Brasil (controlador de Vivo e GVT) como o que mais obteve sucesso no setor de televisão por assinatura do país. Graças a sua fusão com a GVT, a Vivo recebeu 1.012.256 clientes nos últimos 12 meses.

Porém, todas as outras empresas acompanharam a baixa do setor, e caíram. NET/Claro TV sentiu um impacto maior, e perdeu 322.170 assinaturas. A SKY despencou em -202.225 acessos. Enquanto que a Oi TV também caiu: -96.242.

Apesar disso, se não fosse o processo de fusão da Vivo com a GVT, o gráfico de fatia de mercado das empresas de TV paga não teria grandes mudanças.

Assinaturas por Tecnologia

O sistema de televisão fechada por DTH (satélite) é o mais utilizado pelos brasileiros, já que o seu alcance também é muito maior se comparado ao seu principal concorrente, o TVC (cabo). No total, 11,1 milhões de satélites apontados para o céu foram detectados pela Anatel, contra 7,75 milhões de conexões por cabo.

Mas os indicadores por tecnologia vem surpreendendo. Depois do grande salto que o sistema via satélite deu nos últimos anos, em 2015 ele começou a cair (-2,44%), enquanto o cabo voltou a crescer (+2,11%). A tecnologia FTTH (por fibra) também apresentou desempenho positivo, acumulando um ganho de 0,34% durante o ano passado.

De modo geral, o setor de TV paga fechou o ano de 2015 computando 19,05 milhões de assinaturas ativas.

Vamos aguardar agora para saber como o setor vai se comportar durante este ano de 2016. Você vai poder continuar acompanhando todos os resultados aqui pelo Minha Operadora. Estamos preparando novidades!

Leia também:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários