terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Novas promoções não surtem efeito e TIM e Oi perdem clientes

O que você achou? 
Resultados de novembro da telefonia móvel revelam que só Vivo e Nextel apresentaram crescimento.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os primeiros dados referentes ao setor de telecomunicações neste ano. Essa primeira divulgação é referente ao setor de telefonia celular, que apontam uma queda chocante no número de clientes da TIM e da Claro. Apenas essas duas empresas viram quase 4,3 milhões de linhas serem desativadas.

A TIM perdeu 2.616.992 clientes. Ou seja, ao invés de ajudar a aumentar o número de clientes da empresa, o novo portfólio de planos da TIM com minutos em ligações para qualquer operadora do Brasil e pacotes de internet com mais franquia de dados, afugentaram milhões de clientes.

Já a Claro subtraiu 1.678.351 usuários. O desempenho até era esperado pelo setor, visto que a operadora não apresentou tantas novidades num mês em que duas de suas principais concorrentes utilizaram tiverem um maior destaque na mídia.

Outra empresa que se decepcionou com seus resultados foi a Oi Móvel. Depois de ter gastado milhões de reais para divulgar a sua nova oferta Oi Livre, que tem funcionamento similar a da TIM, com ligações para qualquer operadora e os maiores pacotes de internet disponíveis no segmento pré-pago, a Anatel informou que a empresa brasileira teve uma perda de 17.313 acessos.

Na contramão de todo esse desempenho negativo das suas concorrentes, está a Vivo. A empresa se esforçou para acompanhar o mercado lançando a promoção Vivo Tudo Turbo - que aumentou pacotes de internet e liberou ligações ilimitadas para números Vivo em todo o Brasil.

Porém, a companhia de telefonia se envolveu em diversas polêmicas, depois de o seu novo presidente, Amos Genish, ter feito algumas declarações, como que a Vivo nunca vai fazer parceria com aplicativos de mensagens instantâneas e não vai lançar ofertas com ligações para qualquer operadora. Além disso, a Vivo promoveu um grande aumento na tarifa de seus produtos e serviços. 

Mas o grupo espanhol Telefônica realmente sabe o que faz, mesmo depois de ter sido visto negativamente por parte de seus clientes, a Vivo aumentou a sua participação de mercado em 0,48% em relação a outubro, depois de ter adicionado mais 55.277 clientes em novembro. Como o resultado operacional continua sendo satisfatório, é muito provável que a empresa permaneça com a sua linha de pensamento, apesar de desagradar a alguns.

O mês de novembro de 2015 fechou com o mercado brasileiro de telecom possuindo 269,59 milhões de linhas de celular. Sendo que:
  1. Vivo é líder, com 79,491 milhões de clientes.
  2. TIM é vice-líder, com 69,293 milhões de usuários
  3. Claro completa o pódio, possuindo 67,375 milhões de assinantes. 
  4. Oi está no quarto lugar do setor, operando 49,202 milhões de linhas.
  5. Enquanto que a Nextel é dona de 2,5 milhões de acessos móveis.


Leia também:


27 comentários:

  1. Acredito que muitos usuários da Vivo ainda estão esperando que a Vivo reaja. Isso pode ter ajudado a Vivo a se segurar em nov/15. Eu mesmo cancelei 2 linhas pós da Vivo e migrei p Oi em Dezembro. Portanto não apareço nas estatísticas de novembro. E a Oi perder somente 17 mil é lucro pra ela, diante do que houve com Tim e Claro. Demonstra claramente que o Oi Livre bateu o Tim pré. E a sangria da Claro p mim não foi novidade. Operadora sem DNA próprio corre esse risco. Vamos ver como a base da Vivo se comportará em Janeiro/16 depois do aumento dos preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu migrei 3 numeros da vivo para controle da tim,vc esta certo a vivo vai perder clienta aos pouco.

      Excluir
  2. Concordo plenamente com a sua visão Marcello. Eu também cancelei meu plano pós da Vivo e migrei para a Oi em Novembro logo após a divulgação de seus novos planos. Acredito que a Vivo continua se destacando devido a amplitude de sua cobertura. É o que ocorre aqui no Estado de Minas Gerais, onde tem muitos pequenos municípios e sítios onde o sinal das outras operadoras não chega. Já a Vivo, devido o fato de ter adquirido a antiga Telemig Celular (a melhor operadora que MG já teve), seu sinal acaba indo mato a dentro, se destacando muito mais perante as demais operadoras. Acredito que isso ocorre mais por uma necessidade mesmo, pois se for pela qualidade de seus serviços ela está deixando a desejar a muito tempo. Só não consegue ser pior que a TIM, que até tem uma boa cobertura, apesar de ser bem inferior a da Vivo. Já a Claro e a Oi, suas redes funcionam até bem, porém a cobertura acaba sendo um pouco limitada. Resumindo, no caso do Estado de Minas Gerais, a Vivo sai na frente por falta de opção na maioria dos municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso fiz a portabilidade da Vivo para a CTBC após chegar em Araxá/MG. Peguei 1500min locais + ilimitado para CTBC movel e fixo local e DDD + 150min para originar e receber chamadas em roaming por 113,00.

      Muitos aqui estão colocando vivo e tim e oi em segundo plano e usando o chip da CTBC.

      Além disso está começando uma migração em massa do Oi fixo para o CTBC fixo.


      Onde tem a rede da concorrência, a vivo está deixando de ser a preferida em MG. Mas Minas tem um problema: Muitos conservadores em que preferem comprar um novo chip mas não portar o antigo assim a base fica inflada por tempos pois a vivo não respeita a lei dos 180 dis para cancelar chip.

      Excluir
  3. Entrei com uma ação contra todas operadoras no MPMG e essa ação já está nas mão do Juiz que cuida dos serviços de telefonia e Anatel. Entrei com ação denunciando que todas empresas de telefonia móvel que operam no Estado de Minas gerais forçam clientes a contratarem serviços que não querem como internet. No meu caso preciso de um plano potente de voz local e DDD mas não preciso de internet. O oi pós seria o indicado mas para que vou pegar 10gb de internet pata colocar ela num telefone que nem internet tem?

    Se as operadoras fizessem a habilitacao do servico de voz apenas permitindo o clienteontar seu plano com no minimo 2 serviços seria melhor, coerente e mais justo. Assim um plano de 300,00 poderia sair por 80-100,00.

    Agora é aguardar o julgamento do MPMG sobre essa denúncia pois querem vender internet mas tem muitas pessoas que não precisam de internet e etc. Apenas de voz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Oi possui o plano pós CONECTADO. Ligações ilimitadas local e ddd para Oi móvel e qualquer fixo de qualquer operadora. Também da 50 minutos p celulares de qq operadora local. 59,90.

      Excluir
    2. Eh Soh elas alegarem que a internet eh um brinde do plano e por isso, mesmo tirando a internet o valor do plano nao muda..

      Excluir
    3. Tal Maneira também não é permitida ... Ou você acha como que a Oi foi obrigada a pagar uma multa referente ao Oi Conta Total?

      Excluir
  4. galera, planos com poucos megas e ainda tem a propaganda enganosa do vivo turbo pois da maneira que é feita dá a entender que o bônus é toda semana e não uma vez por mês

    ResponderExcluir
  5. O problema da Tim é que ela chega na maioria dos municípios com população entre 30.000 e 100.000 hab. com conexão de 3g e 4g. E a vivo leva ampla vantagem na cobertura, mais as promocoes não estão com nada.

    ResponderExcluir
  6. Marcello, 50 min local são insuficientes para diversas pessoas. Se esses 3mil minutos para qualquer operadora fixa e móvel fossem vendidos separadamente, seria mais justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não tem como pois ainda há a cobrança da taxa de interconexão. A Oi sairia no prejuízo. Mas mais adiante, quem sabe os planos evoluam não é mesmo? Vamos torcer. Quem quer voz tenha seu plano. Mas duvido que liberem somente voz. Um abraço.

      Excluir
    3. Esse anonimo do MPMG está certo. Forçam clientes a levar recursos como venda Casada. Dar descontos na aquisição de serviços é permitido, mas venda casada não. Será que o Russomanno j´viu isso? E não haveria prejuízo. se mandam você gastar 10 reais por semana tendo SMS e Internet, somente VOZ poderiam cobrar menos. Fui contratar um plano da Nextel 3G mas não quero internet deles pois é fria. Saiu da rede Nextel pega a rede da Vivo, maos ao ver 500 min, só pode ser contratado com internet. Então tive que pegar 500MB já que só uso wifi. porém o iDen não funciona na minha casa mas o 3G Sim. assim, fui olhar na TIM com o pacote Liberty Rádios e... vi: 200 minutos sai a 110,00 + pacote liberty, mas não tem como contratar sem gastar extra com internet que é uns 25,00, ou seja, vou ter que pagar 25 reais a mais para não usar internet no celular. Detalhe que uso apenas um aparelho: Positivo P30 só para ligação. Assim as prestadoras ganham nas costas dos clientes forçando-os a pegar serviço que não querem.

      Sobre a taxa de interconexão ela reduziu. Não iria gerar prejuízos as prestadoras se vendessem o Voz ilimitado intra-rede - que sumiu + roaming nacional e ligações para qualquer operadora.

      Excluir
    4. Mas anônimo, eu tenho franquia de voz ilimitada pra qualquer operadora móvel nacional e internacional. Sou usuário 2.0.

      Excluir
    5. Fala então o nº do contrato do seu plano homologado na anatel. Todos aqui querem saber. Também o valor real. O Grande problema todo diz respeito a planos Pessoa Física e Não Jurídicas. No que se seu caso for PJ, seus comentários são invalidados para os assuntos debatidos nos comentários.

      Os únicos pessoa física com benefícios para qualquer operadora são Davinci - TIM e Vivo V. Até então os únicos disponíveis que ofertam 5mil ou 10mil min./mês a um valor de 999,00 / mês.

      Planos para funcionários também não entram nessa postagem.

      Excluir
    6. Prezado anônimo:

      Não sou assinante de nenhum plano vip de nenhuma operadora. Assim como milhões de outras pessoas, cansei do descaso das operadoras nacionais e seus preços exorbitantes. Sou cliente primário da Oi, mas minha plataforma de serviços é o WhatsApp. Simples assim. Gratuito e funcional. Falo horas com outro usuário de qualquer operadora sem problemas. Não há limites, uma vez que mesmo na velocidade reduzida do meu plano, as ligações de voz do app funcionam perfeitamente. Você quer voz. Eu quero dados, porque sei agregar valor e utilizar serviços pela plataforma OTT, inclusive voz. ;)

      Excluir
  7. Também vender um serviço (voz) condicionado a outro (internet) chama-se venda casada que é proibido por lei.

    A única prestadora que age corretamente no pos-pago em MG é a Algar.

    ResponderExcluir
  8. Acho que esta reportagem não faz uma avaliação correta, pois o fato da TIM Claro e Oi trem perdido clientes e a Vivo ganho nada tem há ver com as mudanças de planos da TIM e da OI, pois caso fosse verdade a Claro que não mudou seus planos (como a TIM e a OI)não teria perdido tantos clientes. O fato mais provavel é a limpeza de clientes com chips sem uso, principalmente a TIM, pois ela não obriga a seus clientes fazerem recargas mensais como as outras operadoras, sendo a operadora que deve mais ter clientes sem uso .é importante frisar que final de ano muitas empresas fazem limpezas em sua base. com relação a mudança de planos da TIM e OI ainda é muito cedo para se dizer alguma coisa, pois não temos base se tomando um único mês para tal. Além disto muitos clientes nem sabiam ao certo desta mudança e tanto a TIM quanto a OI mantiveram seus planos antigos. Os planos novos da TIM e da OI são planos muito melhores dos que os anteriores a não ser no caso em que a pessoa/cliente não uso banda larga móvel9Caso de muitos clientes do 2g e pessoas idosas. Com relação a Vivo ela esta se achando, mas acredito que logo ela vai começar a perder clientes quando os clientes estiverem recebendo as faturas com aumento abusivo por ela praticados, alegando que tem o melhor serviço. O atendimento da Vivo via call center é o pior de todos. Ainda é importante frisar que hoje a melhor cobertura no 4 g é da TIM , com 411 cidades e que informou que até final de 2016 serão mais de 1000 cidades, coisa que a Vivo tem em torno de 186 cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só pessoas idosas ou reféns do 2G que usma apenas voz. Nos grandes centros, muitos tem deixado seu top de linha em suas casas devido a assaltos e similares usando o basicão nas ruas tendo apenas sms e voz. Comprei um Positivo P30 e uso a rede 3G apenas apra SMS e Mensagem. Ele é 1Chip 3G e 1 ChipGSM. Já tive um Multilaser P3221 e agora, consegui Nokia 3120 , 6120 Clasic e X3-02 para deixar como reserva ou destinar a pessoas da família por serem 3G dualband e de teclado simples chamando menos atenção e em caso de assalto e similares, o prejuízo é menor.

      Excluir
  9. Outro fato importante é que em Fevereiro haverá uma nova redução das cobranças VC que passará de R$ 0,16 para R$ 0,10 - uma redução de quase 40% . Quero ver o que acontecerá com a Claro e a Vivo quando a TIM e a OI começaram a tirar clientes dela. Li uma reportagem em que a OI falou que em novembro 1,6 milhão de clientes já tinham seus clientes aderido aos planos novos, isto com 15 ou 16 dias e eles esperavam 1,0 milhão no mês. Se tomarmos uma proporção seriam quase 3,2 milhões de clientes no mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIM realmente respeita os 180 dias sem recarga. Perdi um número assim. Pior que era número fácil que con segui na sorte.. rsrs

      Excluir
  10. Kkkkkk. Os comentários falando de planos e um imbecil de whatsapp. Blz. Vai lá "usuário 2.0 liga para slguem do whatsapp para alguém que não tenha ou utilize uma conexão 2G ainda presente em diversos, 70-80% dos municípios do Brasil onde nem concessionária tem rede direito.

    Vai lá 2.0.

    Se quer venda cssada, vai lá! Mas antes, leia o Código de Defesa do Consumidor para se informar melhor. Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara na boa, o Marcelo tá certo. Não fica trollando. Se você nasceu no fim do mundo o problema é seu. Se você é pobre e não pode ter um aparelho bom, problema seu. Não fique destilando tua verborragia de burro, ok. Fica com teu 2g e orelhão, tá certo? Kkkkkkkk

      Excluir
    2. Eu uso o whatsapp até no gsm. E vc não é obrigado a comprar nada. Peça o plano básico de voz da sua operadora que é homologado pela Anatel e pague caro. Ou lance uma operadora só de voz. Ande na contramao. Aff!

      Excluir
    3. Esse deve ser do tempo do MSN e orkut. :(

      Excluir
  11. Olha.. o plano é universal, ou seja, todos podem ter independente da tecnologia agora, aplicativos não sáo universais e sim exclusivo. Então qual tem mais acessibilidade a TODOS? Um plano que pode ser utilizado por qualquer um ou um aplicativo que depende de aparelhos especiais com qualidade Péssima de Áudio? Agora, já que usou esse termo de "deve ser isso " ou "deve ser aquilo" comprove pois todos aguardam, agora se quiser comprovar por vias judiciais devido a difamação/calúnia- Crimes de informática sinta-se a vontade.

    ResponderExcluir