28/03/2024

Pressão da Claro e crescimento da TIM faz Vivo mudar campanha

Material publicitário de internet 4G teve que ser alterado pela empresa de telefonia.

Quem presta atenção nas campanhas publicitárias veiculadas pelas operadoras de telefonia, deve ter reparado que a assinatura da Vivo nos seus materiais de divulgação da internet 4G foi alterada. Antes, a operadora sempre utiliza o claim “Líder absoluta em 4G no Brasil”. Agora a operadora usa o slogan “Líder em clientes 4G no Brasil”.

A mudança foi necessária porque a Vivo precisava se adequar a realidade. Corre há alguns meses no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), questionamento de veracidade levantado pela concorrente Claro, contra as campanhas do 4G da Vivo. A Claro apresentou um total de sete comerciais da Vivo em que a operadora se autodenomina líder absoluta de 4G, e alegou que a Vivo não identifica nas campanhas qual o tipo de liderança divulgada, se é por cobertura, número de clientes, velocidade, etc.

Enquanto o Conar tentava um acordo entre as partes – sem sucesso – a Vivo acabou sendo surpreendida pela rápido crescimento da TIM na tecnologia 4G. Em outubro, a TIM deu um salto no número de municípios com cobertura de internet de quarta geração, passando de 80 para 265 cidades cobertas. A Vivo parou em 169 cidades e perdeu uma de suas lideranças no segmento.

O relator do Conar, Luiz Fernando Pereira Constantino, pediu para que a Vivo alterasse suas campanhas de 4G, mas a operadora disse que já faria isso diante dos dados mais recentes do setor. No entanto, como a Vivo se orgulha e quer sempre mostrar liderança, a empresa continua demonstrando superioridade nos seus comerciais.

Agora, os novos claims da companhia mostram que o 4G da Vivo é líder em número de clientes. E de fato ela possui mais clientes do que a concorrência, pois dos 20,4 milhões de clientes 4G/LTE do Brasil, a Vivo é dona de 7,62 milhões deles, com participação de mercado de 37,3%. A TIM tem 27,8% do mercado; Claro tem 18,5%; Oi está com 13,1% e a Nextel fecha a lista com 3,3% dos clientes de banda larga móvel 4G. Pelo menos nisso a operadora ainda pode contar vantagem sem ser questionada.





Muito material com  a assinatura antiga ainda se encontra desatualizado, como fardas de funcionários, que não serão trocadas nem tão cedo; revistas ultrapassadas disponibilizadas nas salas de espera de consultórios e panfletos que já estão nas lojas de todos os cantos do Brasil. Mas o consumidor começará a notar um novo posicionamento que a Vivo foi obrigada a adotar. Deve ter sido doído para a maior operadora de telefonia móvel do país perder a liderança absoluta que tanto ostentava.

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