sábado, 5 de dezembro de 2015

Claro, TIM e Oi perderam mais de 2 milhões de clientes em outubro

O que você achou? 
O setor de telefonia celular teve apenas duas empresas com crescimento durante o mês: Nextel e Vivo.


O mês de outubro de 2015 terminou com 273,79 milhões de linhas telefônicas móveis em funcionamento no Brasil. Este número representa um decréscimo 2,1 milhões de acessos. O abandono do segundo ou terceiro chip, aliado a falta de recargas em linhas de menor importância para o consumidor, são os grandes responsáveis pela diminuição de clientes, principalmente no pré-pago.

A Claro foi a empresa que mais perdeu consumidores durante o mês de outubro: -1,2 milhão. Em seguida, vem a TIM, com o segundo pior desempenho do mês: -662,5 mil. A Oi também foi mal, apresentando uma perda de -241,8 mil linhas. A Algar Telecom teve 94 clientes subtraídos da sua base.

Do outro lado, temos duas companhias que apresentaram crescimento: Nextel (+86 mil) e Vivo (+22 mil).

O gráfico interativo abaixo mostra em detalhes o desempenho de cada operadora móvel:

A Vivo é a líder em telefonia móvel com 79,4 milhões de clientes. A maior operadora do país tem participação de mercado de 29,01% - aumento de 0,23% na comparação com o mês de setembro, devido ao péssimo desempenho de suas principais concorrentes.

Temos a TIM como vice-líder. A empresa possui atualmente 71,9 milhões de clientes e participação de mercado de 26,26% - perda de 0,05% em relação ao mês anterior.

A Claro é a terceira maior empresa de telefonia celular do Brasil, com mais de 69 milhões de clientes cadastrados. A operadora tem um terreno equivalente a 25,22% do setor - perda deplorável de 0,28% de participação.

A Oi vem na sequência com 49,2 milhões de usuários, sendo a quarta maior empresa de celular e participação de 17,98% - aumento de 0,05% em relação ao período anterior.

Agora, se tem operadora que está crescendo no Brasil, esta é a Nextel. Apesar de ter uma quantidade de clientes muito reduzida no território nacional (2,4 milhões), a empresa apresenta a cada mês que passa um crescimento bastante significativo para o seu porte. No mês de outubro não foi diferente, e sua participação de mercado subiu para 0,90% - um aumento de 0,04% em relação a setembro.

A Algar Telecom tem 1,2 milhão de usuários e market share de 0,47%. Outras empresas minúsculas de telefonia móvel, como Terapar, Porto Seguro Conecta, Sercomtel e Vodafone Brasil somam pouco mais de 430 mil acessos e são responsáveis por 0,15% dos clientes do setor.

O infográfico abaixo exemplifica o poder de mercado de cada uma das seis maiores empresas de telefonia com operação no Brasil:

Leia também:


Um comentário:

  1. A crise somada ao whatsapp contribuiu para esses desligamentos até outubro, quando nenhuma operadora havia mudado plano algum. Vamos aguardar os dados de novembro para ver qual tática das operadoras está caindo no gosto do consumidor. Mas independente disso, o whatsapp chegou para ficar. É ótimo para nós, usuários, que sejam desativados chips excedentes. Com menos linhas gerando receita, as operadoras terão que rebolar para cativar seus clientes pois a concorrência será forte. Tentei utilizar as novas promoções da Tim e Oi, mas infelizmente mudaram os planos e o mal atendimento continua deficitário. Assim não dá. Cheguei a receber spam de madrugada. Continuo na Vivo, na esperança de que ao perder clientes ela reaja. Pelo menos ligações ilimitadas ela liberou. Pode não ter mega velocidade mas pelo menos não sai do ar. Nisso até a Nextel é esperta.

    ResponderExcluir