24/03/2024

Claro, TIM e Oi perderam mais de 2 milhões de clientes em outubro

O setor de telefonia celular teve apenas duas empresas com crescimento durante o mês: Nextel e Vivo.

O mês de outubro de 2015 terminou com 273,79 milhões de linhas telefônicas móveis em funcionamento no Brasil. Este número representa um decréscimo 2,1 milhões de acessos. O abandono do segundo ou terceiro chip, aliado a falta de recargas em linhas de menor importância para o consumidor, são os grandes responsáveis pela diminuição de clientes, principalmente no pré-pago.

A Claro foi a empresa que mais perdeu consumidores durante o mês de outubro: -1,2 milhão. Em seguida, vem a TIM, com o segundo pior desempenho do mês: -662,5 mil. A Oi também foi mal, apresentando uma perda de -241,8 mil linhas. A Algar Telecom teve 94 clientes subtraídos da sua base.

Do outro lado, temos duas companhias que apresentaram crescimento: Nextel (+86 mil) e Vivo (+22 mil).

O gráfico interativo abaixo mostra em detalhes o desempenho de cada operadora móvel:

A Vivo é a líder em telefonia móvel com 79,4 milhões de clientes. A maior operadora do país tem participação de mercado de 29,01% – aumento de 0,23% na comparação com o mês de setembro, devido ao péssimo desempenho de suas principais concorrentes.

Temos a TIM como vice-líder. A empresa possui atualmente 71,9 milhões de clientes e participação de mercado de 26,26% – perda de 0,05% em relação ao mês anterior.

A Claro é a terceira maior empresa de telefonia celular do Brasil, com mais de 69 milhões de clientes cadastrados. A operadora tem um terreno equivalente a 25,22% do setor – perda deplorável de 0,28% de participação.

A Oi vem na sequência com 49,2 milhões de usuários, sendo a quarta maior empresa de celular e participação de 17,98% – aumento de 0,05% em relação ao período anterior.

Agora, se tem operadora que está crescendo no Brasil, esta é a Nextel. Apesar de ter uma quantidade de clientes muito reduzida no território nacional (2,4 milhões), a empresa apresenta a cada mês que passa um crescimento bastante significativo para o seu porte. No mês de outubro não foi diferente, e sua participação de mercado subiu para 0,90% – um aumento de 0,04% em relação a setembro.

A Algar Telecom tem 1,2 milhão de usuários e market share de 0,47%. Outras empresas minúsculas de telefonia móvel, como Terapar, Porto Seguro Conecta, Sercomtel e Vodafone Brasil somam pouco mais de 430 mil acessos e são responsáveis por 0,15% dos clientes do setor.

O infográfico abaixo exemplifica o poder de mercado de cada uma das seis maiores empresas de telefonia com operação no Brasil:

Leia também:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários