sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Vivo não vai lançar oferta com ligações para qualquer operadora

O que você achou? 
Declarações foram dadas pelo CEO da operadora, Amos Genish, durante conferência para divulgação dos resultados da Vivo do terceiro trimestre do ano.



Quem confia e espera que a Vivo siga os passos de Oi e TIM no que se refere a bonificação de minutos compatível com ligações para números de operadoras diferentes da de origem, é melhor parar de criar esperanças para não se decepcionar. A resposta foi dada pelo próprio presidente (CEO) da Telefônica Brasil, Amos Genish, ao ser questionado se a Vivo vai sentir algum impacto negativo diante das ofertas de duas de suas grandes concorrentes.

"Veremos um aumento da receita com tráfego entrante. Então, poderemos nos beneficiar desse tipo de oferta dos concorrentes [...] Gosto de lembrar que muitas operadoras lançaram ofertas de acesso gratuito a serviços de mídias sociais, como Twitter e Facebook, no começo do ano. E todos nos perguntavam se representava ameaça à Vivo. Aqui estamos em novembro, com várias dessas ofertas tendo se demonstrado problemáticas, sem afetar nossa habilidade de atrair mais clientes que os demais e liderar no pós-pago", taxou o executivo, que também fundou a operadora fixa GVT.

A declaração foi feita durante a apresentação dos resultados financeiros e operacionais do grupo Telefônica/Vivo/GVT referentes ao terceiro trimestre de 2015, cujo período registrou lucro de R$ 886,2 milhões para a companhia, queda de 19% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

É notável para todos que a Vivo foca mais atenção e investimento em planos e benefícios para clientes de planos pós-pagos. O objetivo é claro: criar valor, receita, lucro, dinheiro. Diferente das outras, a Vivo não pensa em quantidade, não sentindo-se na obrigação de ficar tentando segurar a liderança apenas em números de acessos, apesar de conseguir isso há anos com extrema facilidade.

Novas ofertas até janeiro de 2016

Diretor presidente da empresa de telecomunicações, Amos Genish afirmou que a Vivo deve lançar novas ofertas dentro dos próximos três meses, mas nenhuma delas necessariamente voltada para o oferecimento de ligações off-net (fora da mesma rede). "Estamos confortáveis com o nosso rumo, que privilegia valor a volume", finalizou.

O discurso do egípcio Genish é reafirmado pelo diretor de receitas da operadora (CRO - Chief Revenue Officer), Christian Gebara. Ele disse que a empresa vai continuar atenta ao mercado, que, segundo ele, é muito competitivo, com o objetivo de manter o primeiro lugar em participação de mercado nacional.

Sobre a internet, Gebara disse que a prioridade da empresa é concentrar seus investimentos na qualidade do serviço, e não apenas no custo. O que dá a entender que também não virão novidades significativas para o bolso do usuário da operadora.

Opinião 

A operadora deveria lembrar que ainda não possui presença forte de mercado em alguns estados brasileiros, e a utilização de uma promoção que possibilitasse ao usuário falar com todo mundo cairia como uma luva para os clientes que não mudam definitivamente para a Vivo, "porque ninguém tem". Esse é o caso de clientes do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Uma jogada de marketing também ajudaria no crescimento da empresa nesse sentido.

Por lá na Área 10 do Serviço Móvel Pessoal (SMP), contemplada pelos estados citados no parágrafo anterior, a promoção vigente é tentadora: ligações e torpedos SMS ilimitados para outros celulares da Vivo por R$ 0,33 por dia - R$ 9,90 por mês, na oferta Vivo Sempre Ilimitado. Ao permitir chamadas mais baratas também para a concorrência, os consumidores desses estados poderiam passar a se sentir mais confortáveis em portar um chip Vivo.

Apesar disso, não é possível adivinhar se a Vivo vai manter a postura de durona por muito tempo, mesmo nas regiões em que ela deveria atrair as pessoas para sua base, ou será mais flexível com as suas ofertas. Para se ter uma ideia, até o envio de mensagens de texto SMS era fechado somente para outros números Vivo, e continuou assim por muito tempo. A operadora passou a divulgar em outubro o pacote "SMS Livre", que por R$ 4,99/semana (ou R$ 0,70 por dia), o cliente tem direito a mensagens ilimitadas para números de qualquer empresa telefônica, um benefício até então inédito para clientes pré-pagos da companhia.

Leia também:


10 comentários:

  1. Só uma correção: o Maranhão não faz parte da região citada. Mas sim o estado de Alagoas, juntamente com os demais. A Vivo já é consolidada no mercado maranhense

    ResponderExcluir
  2. É uma pena essa postura da Vivo. Ela não tá com essa bola toda não. Sua qualidade deixa a desejar e muito em diversos locais. Acorda Vivo..essa #nãopegoubem!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Embora a cobertura da Vivo seja muito boa, ela ainda deixa muito a desejar com relação aos pequenos centros, cidades com menos de 30 mil habitantes do qual as operadoras julgam não ser rentável instalarem suas antenas lá, abstendo-se apenas com o roaming nacional fora da rede vivo e muitos destes lugares que, por força de lei, e somente por causa das obrigações que a lei ordena, ainda tem uma operadora móvel nestas cidades.

    ResponderExcluir
  4. Pequenos Centros? Em qualquer lugar em que eles não consideram interessante... Sinal sumiu, não adianta reclamar e constantemente clientes enfrentam dificuldades para utilizar serviços de voz principalmente de vivo para vivo tanto fixo 3G quanto móvel.

    ResponderExcluir
  5. Não se mexe em time que está ganhando... Mais chega a hora que ao levar alguns gols muda-se a tática... kkkkkkkkkkkkkk
    Também era assim que eles não tiravam da cabeça o CDMA até ficar para trás e montar em tempo recorde a estrutura GSM... hehe

    ResponderExcluir
  6. O egípcio Genish deve ter uma carta na manga para tripudiar a concorrência, talvez até uma promoção melhor pois rede boa eles tem pelo menos aqui na Paraiba, só falta usuários...

    ResponderExcluir
  7. COMPARO A VIVO COM A REDE GLOBO, SEMPRE ERA LÍDER E AGORA AOS POUCOS VAI PERDENDO SUA LIDERANÇA, DO MESMO JEITO SERÁ A VIVO. MEU CHIP DA VIVO JÁ ATÉ ABANDONEI, SÓ USO AGORA OS CHIPS DA OI, TIM E CLARO, POIS SÃO MUITO CARAS ESSAS LIGAÇÕES A R$ 0,07 POR MINUTO, ISSO SEM FALAR NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS, AQUI NA MINHA REGIÃO O SINAL E A QUALIDADE TANTO PRA LIGAÇÕES COMO PARA ACESSO A INTERNET É PÉSSIMO, OU MELHOR ERA PRA MIM, POIS JÁ NÃO USO MAIS O CHIP DESA OPERADORA. SE TOCA VIVO SENÃO TU VAI PERDER FEIO!

    ResponderExcluir
  8. Acho bom o Sr. Amos Genish pensar bem na tendência de mercado. Se a VIVO não é como a Apple que inova, ou a Samsung que copia muito melhorado, então cuidado para não acabar como a BlackBerry…..

    ResponderExcluir