19/03/2024

Vivo já fez promoção com ligações para qualquer operadora

Oferta lançada em seis estados do nordeste contemplava clientes com cinco minutos de chamadas livres.

Muitas pessoas estão criticando a operadora Vivo pela falta de iniciativa da empresa em melhorar sua promoção para o plano pré-pago. No início do mês, o atual presidente da companhia disse em alto e bom tom, durante um evento de telecomunicações, que a sua empresa não pretende seguir o exemplo das concorrentes Oi, que criou a promoção “Oi Livre” e TIM, que relançou seus planos Pré, Pós e Controle, ambas liberando minutos de chamadas para falar com qualquer operadora. Porém, revirando nossos arquivos, achamos uma iniciativa inédita feita pela Vivo neste sentido.

Em dezembro de 2011, a Vivo estava realmente empenhada em fazer sua participação de mercado crescer nos principais estados do Nordeste. É que em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, a empresa passou a ter cobertura celular bem depois das outras, somente em outubro de 2008, e não agradou grande parte da população nordestina. Para reverter a situação, realizou concursos culturais tendo como brinde ingressos para shows de forró; liberou uma nova faixa de frequência primeiro na região, que possibilitou a compatibilidade do chip da Vivo em todos os celulares GSM (antes, o cartão da Vivo só pegava em aparelhos Tri-band e Quadri-band); lançou a oferta Vivo Sempre Ilimitado – que até hoje está no ar oferecendo ligações e torpedos ilimitados para todos os celulares Vivo do Brasil, e ligações para fixo a R$ 0,10 por minuto; e, finalmente, a promoção “Eu quero ter mais de um milhão de amigos Vivo”.

Como o nome da promoção já revela, a ideia era que a comunidade Vivo crescesse no nordeste, para isso, a operadora criou um esquema de incentivo a compra de seus chips. Funcionava assim: você é cliente Vivo e um amigo seu também compra um chip da operadora. Em até 48 horas depois de a linha ser ativada, o seu amigo enviava um SMS para a Vivo informando o seu número Vivo com DDD. Assim, a empresa ficava sabendo que tinha sido você o responsável por indicar aquele amigo para se juntar a rede móvel dela. Imediatamente você receberia um torpedo no seu celular perguntando o que receber como recompensa. Existiam três opções:
  • 15 mensagens de texto para enviar para qualquer operadora nacional;
  • 10 minutos para conversar com qualquer telefone fixo; ou
  • 5 minutos para falar com qualquer operadora de celular local.

A Vivo nunca foi de liberar serviços para que seus clientes conseguissem se comunicar com pessoas de outras redes, e essa iniciativa realmente foi um caso isolado. A promoção durou até o dia 15 de janeiro de 2012 em cinco estados nordestinos, e chegou a ser prorrogada até o final do mesmo mês, apenas para o estado de Pernambuco. De lá para cá, nunca mais uma bonificação off-net (fora da rede Vivo) foi cogitada. Será que um dia essa bolha em volta dos clientes Vivo estoura?
Leia também:

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários