domingo, 11 de outubro de 2015

SACs e sites das operadoras ficam fora do ar neste domingo, 11

O que você achou? 
Central de atendimento da Claro e Algar Telecom, e sites da TIM e Oi, ficaram sem funcionar desde o final do sábado, 10. Justificava é a inclusão do nono dígito em três estados do Brasil.


Ou as operadoras de telefonia resolveram fazer manutenção nas suas centrais de atendimento e sites na internet, ou elas foram afetadas gravemente pelo processo de inclusão do nono dígito nos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe. Talvez, quem sabe, aconteceram as duas coisas, e elas resolveram unir o "útil ao agradável".

Fato é que ninguém consegue falar na central de atendimento da Claro nem da Algar Telecom. No caso da Claro, a própria atendente eletrônica (URA), já informa do problema logo no início do atendimento e só transfere para um atendente em casos urgentes, como o de bloqueio da linha por perda ou roubo. Ao conversar com uma atendente humana da empresa, fomos informados que a indisponibilidade sistêmica estava sendo causada pela atualização dos dados por causa da inclusão do nono dígito, como se isso estivesse ocorrendo pela primeira vez em todo o Brasil. A previsão de retorno informada é até às 14 horas deste domingo, 11 outubro.

A central de promoções e pacotes da Claro também ficou indisponível, e em pleno início de madrugada a URA se desculpava dizendo que estava recebendo um grande volume de ligações e não podia atender mais ninguém. Ouça as gravações:


A Algar Telecom, que opera principalmente no estado de Minas Gerais, um dos afetados pela mudança de numeração neste domingo, 11, com o intuito de afugentar logo qualquer cliente que estive buscando informação ou solicitar alguma coisa, também adicionou uma gravação logo no início da central de atendimento informando que até às 10 horas da manhã de domingo, nada funcionaria no seu SAC. Quem insistisse em querer falar com um atendente recebia a mesma informação, só que da boca de um atendente de carne e osso, para quem só ficar satisfeito assim.

Ao falar com um operador da Algar, fomos surpreendidos por um profissional que estava disposto a nos ajudar a configurar o sinal de internet no Android passo a passo, mesmo sem sistema, algo raro de acontecer nos call centers, onde grande parte dos atendentes ficam jogando conversa fora quando um sistema fica inoperante, apenas esperando o mesmo voltar. Ouça a gravação:


Não são apenas as centrais de atendimento que ficaram sem funcionar no final deste sábado para domingo. Os sites das operadoras Oi e TIM também foram para o espaço.

Quem tenta acessar o site da Oi recebe esta mensagem de erro personalizada:


Já o site da TIM também se encontra fora do ar há horas, e permanece assim até o momento da publicação deste artigo. Não existe sequer uma mensagem informando sobre o problema. O erro é dado pelo servidor do site mesmo:


Apesar de os atendentes de Claro e Algar Telecom justificarem que os transtornos estão sendo causadas pela inclusão do dígito 9 à frente dos números celulares dos DDDs 31 à 38 e 71 à 79, é de se estranhar que esse tipo de problema ainda ocorra mesmo depois de tantas operações de mudança de numeração já realizadas no país. É bom lembrar ainda que na mais recente inclusão do nono dígito, realizada no final de maio para os estados da região nordeste (DDDs 81 à 89), nenhum grande problema ocorreu, o que dá a entender que as operadoras estão aproveitando a mudança de numeração em três estados brasileiros para realizar outras modificações em suas redes, sistemas e sites.

Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário