domingo, 18 de outubro de 2015

GVT censura e site pornô reclama da operadora

O que você achou? 
Consumidores chegaram a utilizar o Reclame Aqui contra a operadora após lerem a denúncia do site. GVT diz que não controla o que usuários veem na internet.


O site norte-americano de compartilhamento de vídeos adultos Xvideos está acusando a operadora brasileira GVT de limitar o acesso dos seus clientes aos conteúdos do portal.

Desde a semana passada, o site está exibindo uma mensagem no topo de seu layout para todos os clientes cujo servidor identifica estar utilizando uma conexão da GVT. A mensagem diz o seguinte:

"Estimados usuários da GVT, GVT está filtrando a sua reprodução de vídeo. Se você tem problemas com a reprodução de vídeos, não é nossa culpa. Entre em contato com o serviço de cliente GVT para saber mais detalhes por que eles estão filtrando vídeos na internet."

Muitos clientes da operadora de banda larga alegam estar acessando o site normalmente, enquanto outros dizem que a reprodução de alguns vídeos é interrompida ou sofre lentidão com frequência.

A Telefônica Vivo, agora proprietária da GVT, ainda não prestou nenhum esclarecimento oficial sobre a acusação do site de vídeos pornográficos, mas está respondendo comentários indignados na sua página no Facebook com o texto:


Se confirmada a prática da operadora, chamada de "traffic shaping" (ou controle de tráfego), a empresa do grupo Telefônica pode ser a primeira a ser punida depois da instauração do Marco Civil da Internet, que proíbe firmemente que as operadoras de internet controlem a velocidade ou censurem determinados conteúdos para o usuário final.

Por se tratar de uma mensagem em que o logotipo (marca) da operadora é claramente exibido, muitos clientes acabaram achando que é a própria GVT que está dando o recado. Nas redes sociais, muitos usuários já começaram a se manifestar sobre a suposta prática da operadora. Dezenas de reclamações também chegaram ao site Reclame Aqui, com usuários exigindo um posicionamento da companhia e lembrando que a prática infringe a lei.









O Xvideos é o maior site de vídeos voltados para o público maior de 18 anos que existe no mundo, e está entre os 15 sites mais visitados do Brasil. Segundo o próprio site, recebe em média cerca de 1,2 a 2 mil vídeos por dia e é atualizado a cada 10 minutos.

Leia também:


Um comentário: