19/04/2024

Vivo, TIM e Claro são os líderes do celular no segundo trimestre

Ao todo, dez critérios foram analisados, sendo que Vivo liderou em oito deles. Claro e TIM venceram em um cada.

A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pela consultoria em telecomunicações Teleco no 2º trimestre de 2015 (2T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.

A Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.

Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Indicadores Líder no 1T15 Líder no 2T15
1
Celulares Market Share Vivo Vivo
2
Pré-pago Market Share TIM TIM
3
Pós-pago Market Share Vivo Vivo
4
Crescimento Celulares Adições Líquidas Vivo Vivo
5
Banda Larga Móvel
Market Share de 3G/4G Claro Claro
6
Receita Receita Líquida Vivo Vivo
7
Receita de Dados
Rec. Dados/Rec. de Serviços Vivo Vivo
8
Crescimento da
Receita
Cresc. da receita de serviços Vivo Vivo
9
Receita p/ Cliente
ARPU Vivo Vivo
10
Cobertura População Atendida com
2G, 3G e 4G
Vivo Vivo

Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 2º trimestre de 2015 (2T15).

1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2º trimestre de 2015 (2T15) com 82,7 milhões de celulares e market share de 29,3%.


A Vivo ganhou market share no 2T15, enquanto TIM e Claro perderam.

Market Share 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15
Vivo 28,68% 28,78% 28,66% 28,47% 28,89% 29,26%
TIM 27,02% 26,91% 26,89% 26,97% 26,73% 26,41%
Claro 25,13% 24,95% 25,01% 25,33% 25,39% 25,21%
Oi 18,49% 18,53% 18,47% 18,14% 17,78% 17,78%
No 2T15, a Oi retomou a liderança no DDD 71 (Salvador), que havia perdido para a Claro no trimestre anterior, e assumiu a liderança no Maranhão, superando a TIM.

Líder em Market Share no 2T15
Região UF* áreas locais (DDD)
Vivo I, II e III 11 28
Claro 7 15 (-1)
TIM 8 (-1) 19
Oi 1 (+1) 5 (+1)

* Unidade da Federação

2) Market Share Pré-pago

A TIM é a líder em pré-pago, mas perdeu market share no 2T15. Já Vivo e Oi ganharam market share no trimestre.


Pré-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15
TIM 29,1% 29,2% 29,4% 29,7% 29,3% 28,9%
Claro 25,5% 25,4% 25,5% 26,0% 26,2% 26,1%
Vivo 25,2% 25,1% 24,7% 24,2% 24,8% 25,1%
Oi 19,8% 19,9% 19,9% 19,6% 19,3% 19,4%
3) Market Share Pós-pago

A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre, juntamente com TIM e Nextel.


Pós-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15
Vivo 40,6% 41,3% 41,5% 41,8% 41,6% 41,7%
Claro 23,8% 23,4% 23,3% 23,1% 22,9% 22,5%
TIM 19,9% 19,3% 18,7% 18,5% 18,7% 19,1%
Oi 13,9% 13,8% 13,7% 13,5% 13,2% 12,9%
Nextel
1,07%
1,61%
1,97%
2,23%
2,62%
2,93%
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre

A Vivo liderou o crescimento no 2T15 com quase o triplo de adições líquidas da segunda colocada (Nextel).


Adições Líquidas (Milhares)
1T14
2T14
3T14
4T14
1T15
2T15
Vivo
1.220
892
466
115
1.942
776
Claro
45
27
860
1.470
835
(739)
TIM
486
286
674
843
29
(1.149)
Oi
363
502
346
(509)
(530)
(157)
Nextel
339
367
268
220
308
264
TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no total de celulares e no pré-pago.


A Vivo e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.

5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share

A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando da publicação deste comentário.


A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.


6) Receita Líquida: Vivo lidera


A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 2T15 e crescimento de 7,0% na comparação com o 2T14.
R$ milhões 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 Cresc.
2T15 / 2T14
Vivo
5.739
5.808
5.921 6.203 6.229 6.212 7.0%
TIM 4.555 4.628 4.698
5.017
4.390
4.193
(9,4%)
Claro
3.024
3.033
2.929
3.186
3.035
3.057
0,8%
Oi
2.547
2.608
2.559
2.812
2.637
2.398
(8,1%)
7) Receita de Dados: Vivo lidera

A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.

Nota: A Claro não divulga este indicador

A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,7 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,3 bilhões).

8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera


A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.

A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado..

9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU


A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,8) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,7).
ARPU (R$) 4T13 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15
Vivo 24,8 23,3 23,4 23,6 24,6 24,3 23,5
Oi 19.9 18,5 17,7 17,4 18,7 17,7 16,3
TIM 19,2 18,0 17,3 17,4 18,0 17,0 16,1
Claro 16,0 15,0 15,0 15,0 15,0 13,0 13,0
ARPU Brasil 20,1 18,9 18,6 18,6 19,3 18,2 17,5
Oi Varejo
15,6
14,9
14,0
13,7
14,4
15,4
15,4
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.

Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 2T15 apresentaram queda de 8,6% na comparação com o 2T14.
Minutos 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15
Vivo 135 129 132 141 130 131
TIM 140 137 136 130 120 119
Claro 122 117 122 123 81 100
MOU Brasil 133 128 130 132 111 117

Nota: Oi não divulga este indicador.

10) Cobertura: Vivo na liderança

A Vivo era líder em população atendida no 2T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,9%) e em população com 4G (40,6%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,2%).


A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.


Leia também:

Com informações de Consultoria em Telecomunicações Teleco.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários