domingo, 16 de agosto de 2015

Vivo, TIM e Claro são os líderes do celular no segundo trimestre

O que você achou? 
Ao todo, dez critérios foram analisados, sendo que Vivo liderou em oito deles. Claro e TIM venceram em um cada.

A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pela consultoria em telecomunicações Teleco no 2º trimestre de 2015 (2T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.

A Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.

Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.

IndicadoresLíder no 1T15Líder no 2T15
1
CelularesMarket ShareVivoVivo
2
Pré-pagoMarket ShareTIMTIM
3
Pós-pagoMarket ShareVivoVivo
4
Crescimento CelularesAdições LíquidasVivoVivo
5
Banda Larga Móvel
Market Share de 3G/4GClaroClaro
6
ReceitaReceita LíquidaVivoVivo
7
Receita de Dados
Rec. Dados/Rec. de ServiçosVivoVivo
8
Crescimento da
Receita
Cresc. da receita de serviçosVivoVivo
9
Receita p/ Cliente
ARPUVivoVivo
10
CoberturaPopulação Atendida com
2G, 3G e 4G
VivoVivo
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 2º trimestre de 2015 (2T15).

1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2º trimestre de 2015 (2T15) com 82,7 milhões de celulares e market share de 29,3%.


A Vivo ganhou market share no 2T15, enquanto TIM e Claro perderam.

Market Share1T142T143T144T141T152T15
Vivo28,68%28,78%28,66%28,47%28,89%29,26%
TIM27,02%26,91%26,89%26,97%26,73%26,41%
Claro25,13%24,95%25,01%25,33%25,39%25,21%
Oi18,49%18,53%18,47%18,14%17,78%17,78%

No 2T15, a Oi retomou a liderança no DDD 71 (Salvador), que havia perdido para a Claro no trimestre anterior, e assumiu a liderança no Maranhão, superando a TIM.

-Líder em Market Share no 2T15
RegiãoUF*áreas locais (DDD)
VivoI, II e III1128
Claro-715 (-1)
TIM-8 (-1)19
Oi-1 (+1)5 (+1)
* Unidade da Federação

2) Market Share Pré-pago

A TIM é a líder em pré-pago, mas perdeu market share no 2T15. Já Vivo e Oi ganharam market share no trimestre.


Pré-pago1T142T143T144T141T152T15
TIM29,1%29,2%29,4%29,7%29,3%28,9%
Claro25,5%25,4%25,5%26,0%26,2%26,1%
Vivo25,2%25,1%24,7%24,2%24,8%25,1%
Oi19,8%19,9%19,9%19,6%19,3%19,4%

3) Market Share Pós-pago

A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre, juntamente com TIM e Nextel.


Pós-pago1T142T143T144T141T152T15
Vivo40,6%41,3%41,5%41,8%41,6%41,7%
Claro23,8%23,4%23,3%23,1%22,9%22,5%
TIM19,9%19,3%18,7%18,5%18,7%19,1%
Oi13,9%13,8%13,7%13,5%13,2%12,9%
Nextel
1,07%
1,61%
1,97%
2,23%
2,62%
2,93%

4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre

A Vivo liderou o crescimento no 2T15 com quase o triplo de adições líquidas da segunda colocada (Nextel).


-Adições Líquidas (Milhares)
1T14
2T14
3T14
4T14
1T15
2T15
Vivo
1.220
892
466
115
1.942
776
Claro
45
27
860
1.470
835
(739)
TIM
486
286
674
843
29
(1.149)
Oi
363
502
346
(509)
(530)
(157)
Nextel
339
367
268
220
308
264

TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no total de celulares e no pré-pago.


A Vivo e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.

5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share

A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando da publicação deste comentário.


A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.


6) Receita Líquida: Vivo lidera


A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 2T15 e crescimento de 7,0% na comparação com o 2T14.

R$ milhões1T142T143T144T141T152T15Cresc.
2T15 / 2T14
Vivo
5.739
5.808
5.9216.2036.2296.2127.0%
TIM4.5554.6284.698
5.017
4.390
4.193
(9,4%)
Claro
3.024
3.033
2.929
3.186
3.035
3.057
0,8%
Oi
2.547
2.608
2.559
2.812
2.637
2.398
(8,1%)

7) Receita de Dados: Vivo lidera

A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.

Nota: A Claro não divulga este indicador

A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,7 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,3 bilhões).

8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera


A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 2T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.

A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado..

9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU


A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,8) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,7).

ARPU (R$)4T131T142T143T144T141T152T15
Vivo24,823,323,423,624,624,323,5
Oi19.918,517,717,418,717,716,3
TIM19,218,017,317,418,017,016,1
Claro16,015,015,015,015,013,013,0
ARPU Brasil20,118,918,618,619,318,217,5
Oi Varejo
15,6
14,9
14,0
13,7
14,4
15,4
15,4

Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.

Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 2T15 apresentaram queda de 8,6% na comparação com o 2T14.

Minutos1T142T143T144T141T152T15
Vivo135129132141130131
TIM140137136130120119
Claro12211712212381100
MOU Brasil133128130132111117
Nota: Oi não divulga este indicador.

10) Cobertura: Vivo na liderança

A Vivo era líder em população atendida no 2T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,9%) e em população com 4G (40,6%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,2%).


A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.


Leia também:

Com informações de Consultoria em Telecomunicações Teleco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário